Agora que você decidiu investir em uma franquia, chegou a hora de montar um plano de negócios para garantir a sua segurança e o sucesso de seu empreendimento!
Sendo assim, hoje vamos te ensinar como montar um plano de negócio eficiente, então fique conosco e anote tudo!
O plano de negócios nada mais é do que um documento detalhado, no qual você define os objetivos de atuação já sua empresa e os passos para que eles sejam alcançados. Você pode considerar o seu “plano de voo”, no qual vai descrever a sua trajetória inicial e que irá te ajudar a manter o foco em sua trajetória!
Um plano de negócios para a sua franquia tem uma especificidade que precisa ser considerada: estar completamente alinhada e de acordo com o modelo de negócio do franqueador!
Mantenha essa questão em mente ao longo de todo o processo de elaboração do seu plano de negócios e de todo o seu empreendimento.
A resposta é: sim! Muitas pessoas pulam esta etapa inicial para colocar logo a franquia para funcionar, mas, sem esse planejamento, começam a ter problemas no caminho, pois não conseguiram prever problemas simples. Dessa forma, o plano é a chance de ter um guia de longo prazo!
Assim, como fazer um plano de negócio de uma franquia? Siga os tópicos deste artigo e anote tudo! Escreva e reescreva quantas vezes forem necessárias, até que fique tudo muito claro para você!
A pergunta aqui é: o que você quer alcançar com seu negócio? Ter objetivos e metas claras te dará um senso de direção, então escreva tudo isso sempre pensando a curto, médio e longo prazo.
Descreva minuciosamente as características dele! Isso vai ajudar a definir, até mesmo, o seu plano de marketing e o local de funcionamento de sua franquia! Conhecer bastante o seu público-alvo vai fazer toda diferença na hora de montar as estratégias para busca de clientes.
Este conhecimento é muito importante, pois vai sinalizar, inclusive, se você terá ou não permissão para fazer alguma inovação no seu negócio e qual o suporte você vai ter na sua filial.
Pesquisar sobre o mercado e a realidade dele na cidade onde vai abrir sua franquia é imprescindível. Assim, essa parte é que a chamamos de estudo de viabilidade do seu plano. Isso porque, uma franquia já traz a vantagem de começar um negócio com um nome e uma marca consolidados, mas pode não funcionar em alguns locais por falta de planejamento ou, até mesmo, por questões culturais das localidades. Sendo assim, mergulhe nesse estudo de forma detalhada!
O planejamento financeiro é a cereja do bolo dos planos de negócio, por isso, nele você deve ser muito cuidadoso. Uma franquia prevê investimentos iniciais, mas, também, taxas a serem pagas, saber o quanto vai custar da assinatura do contrato às despesas com funcionários e insumos é fundamental! Não cabe aqui rapidez e nem negligenciar nenhum aspecto! Anote tudo!
Você não vai trabalhar sozinho, então estabeleça o perfil de seus colaboradores, pesquise e conheça seus funcionários e fornecedores e mantenha isso em mente ao longo de todo o seu negócio! Afinal, você não quer um atendente de cara fechada afugentando seus clientes, não é mesmo?
Em outras palavras, monte um cronograma e siga! Um plano de negócios precisa ter um cronograma para que seja realmente eficiente, pois vai te conduzir por todas as suas atividades, até que você consolide o seu negócio! É o cronograma que também vai te lembrar de contatos a serem feitos, pagamentos a realizar, compras de insumos, pesquisas periódicas e avaliações do monitoramento de seu empreendimento!
Por fim, lembre que o plano de negócios de sua franquia é um documento! Uma coisa são as políticas dos franqueadores, a outra é como essas vão acontecer no cotidiano de seu trabalho. Sendo assim, escreva, reescreva, tenha tudo em mãos, cumpra os prazos que estabeleceu para si mesmo e para seu investimento. Boa sorte e muito sucesso!
Viu como pode ser simples criar seu planejamento e estruturar seu plano de negócios? Essa é uma maneira muito eficiente de saber de forma clara como a sua empresa vai se desenvolver!