Para que o planejamento estratégico possa ser colocado em prática, é preciso dividi-lo, e uma de suas divisões é o planejamento tático.
Essa divisão do planejamento tático traduz os objetivos estratégicos amplos, em objetivos e planos mais específicos, de cada área da organização.
O planejamento tático é de médio prazo, normalmente com margem de um ano.
As empresa normalmente, se dividem em várias áreas, conhecidas também como departamentos, para desenvolver as atividades com eficiência, como:
O plano tático, geralmente, é desenvolvido para os departamentos da empresa.
Define as quantidades que serão produzidas, tecnologias e equipamentos necessários.
Composto pelo plano de vendas e distribuição de produtos e serviços, definição das formas de promoção e propaganda.
Determina a forma de seleção das pessoas, capacitação, motivação de funcionários etc.
Definição das metas de entradas e saídas de recursos, como aplicar esses recursos dando suporte às atividades da organização.
Já as políticas representam as guias de ações para funcionários de determinadas áreas, orientando as atitudes e tomadas de decisões.
É importante definir políticas em cada departamento por que:
Essas políticas devem ser questionadas e revistadas sempre que necessárias, adaptando-as para as demandas dos clientes e melhora do trabalho da organização.
Alguns exemplos de políticas são: benefícios, crédito ao cliente e atendimento ao cliente.
O planejamento tático divide-se em quatro etapas distintas: averiguação, solução, reflexão e ação.
A averiguação compreende a etapa inicial.
Nessa parte os problemas são diagnosticados e analisados, desse modo, é possível verificar os impactos que estão causando em um ou mais setor da empresa.
Para um diagnóstico mais assertivo, é recomendado que cada área da empresa fique responsável pelo seu pessoal e suas atividades.
Já na solução, é o momento de pensar em soluções para os problemas apontados na averiguação.
Soluções essas, que devem ser tomadas pelos cargos mais altos, porém, conta com a cooperação de todos.
Pois, os colaboradores são os mais indicados a apresentar alternativas para a solução desses problemas, pois ele vive as situações na prática.
Uma vez tomadas as decisões e apresentadas as soluções, é chegada a hora de agir, de colocar em prática.
Depois de cada solução encontrada, cabe a cada setor se responsabilizar por implantar as novas medidas do planejamento tático.
A direção certa para um bom plano tático, é um cronograma bem elaborado.