Ao contrário do planejamento tático, o planejamento operacional é de curto prazo, e é focado nas tarefas e operações do dia a dia da empresa.
Em um resumo, ele traduz os planejamentos estratégico e tático no trabalho das pessoas, indicando o que eles podem fazer e como fazer no dia a dia.
Portanto, é a rotina de atividades necessárias para atingir os objetivos maiores do planejamento.
O planejamento operacional é subdividido até atingir um ponto de detalhamento.
Nesse momento as coisas já devem estar definidas e claras para ir a prática, portanto, nesse ponto termina o planejamento e começa a ação.
O planejamento começa a ser elaborado a partir de:
Na empresa é preciso estabelecer certos procedimentos e rotinas, eles determinam como uma tarefa estabelecida dever ser cumprida.
É importante mencionar que é preciso que eles sejam escritos de formas simples, para serem compreendidos com clareza por aqueles que irão utilizá-los e implantá-los.
As rotinas são procedimentos padronizados e formalizados.
Vamos falar um pouco sobre os procedimentos, eles são os que descrevem os métodos que as atividades cotidianas devem ser executadas.
Os procedimentos são importantes por que:
Os procedimentos são apresentados, usualmente, em forma de fluxogramas que representam uma sequência de ações ou rotinas.
Eles são detalhados e contêm atividades que devem ser executadas e o tempo e os prazos para cada uma delas.
Variam de formatos simples, como calendários, cronogramas de produção, todos utilizando computadores.
Com o auxílio de softwares de gestão, é possível desenvolver cronogramas para projetos mais complexos, com muitas atividades.
São planos operacionais que relacionam a necessidade de recursos financeiros com períodos de tempo e atividades a desempenhar.
Referem-se ao comportamento esperado das pessoas na organização, definindo o que pode e o que não pode ser feito, e como devem se comportar.
É comum nas empresas, existir regulamentos referentes a comportamento no ambiente de trabalho, normas de segurança e saúde ocupacional, além de prevenção e acidentes de trabalho.