Economia

Planejamento financeiro pessoal: foco, mudanças e poupança como um hábito

O seu planejamento financeiro pessoal requer direcionamento assertivo e viabilização da poupança

O seu planejamento financeiro pessoal requer direcionamento assertivo e viabilização da poupança através de mudanças direcionadas em seus gastos de rotina.

Sendo assim, é importante que você se direcione por meio de um controle feito através de um aplicativo de finanças ou através de uma ferramenta específica para planejamentos, como o Trello, por exemplo. 

Faça uma espécie de mapeamento de sua situação financeira atual

Dessa forma, faça uma espécie de mapeamento de sua situação financeira atual para que você tenha clareza sobre quais são seus custos fixos e quais são seus custos variáveis. Pois, a partir deste mapeamento você poderá verificar quais hábitos você pode modificar em sua rotina.

No entanto, não precisa iniciar esse planejamento financeiro pessoal de forma radical, pois pode ser realizado um planejamento com base em mudanças de hábitos ou trocas financeiramente viáveis.

Trocas financeiramente inteligentes

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, ao passo que você também pode realizar essa troca em sua conta-corrente. Uma vez que as fintechs oferecem produtos bancários de qualidade com total isenção de tarifas.

Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados através dessas trocas para a sua poupança. Haja vista que o planejamento financeiro pessoal requer que você tenha foco em diversos aspectos no que diz respeito aos seus hábitos.

Veja a poupança como um hábito

Certamente, ao enxergar a poupança como um hábito, você guardará valores ainda que sejam baixos. Posteriormente, você poderá realizar ajustes em seu planejamento e direcionar os valores mais elevados para essa finalidade. Você pode conferir a metodologia do pote como uma sugestão de programação para sua poupança.

Além disso, seu planejamento financeiro requer acompanhamento para que você atenda a sua demanda imediata, ao passo que você direcione suas metas pessoais, separando-as por prazos.

Modifique sua relação com o dinheiro e tenha paciência com o seu processo

Dessa forma, fica mais fácil você focar em mudanças na sua rotina que otimizem seus resultados. Assim sendo, você irá questionar o seu comportamento de compra e diminuir o seu consumo de maneira natural.

Visto que estará amparando o seu hábito de guardar dinheiro e focando em seus objetivos, ainda que seus objetivos sejam relativamente simples. Pois, é importante que você tenha foco para que modifique o seu relacionamento com o dinheiro em longo prazo.

Certamente esse foco fará bastante diferença na sua vida em todas as áreas, ainda que esse processo ocorra de forma não linear.