Analisando o mercado brasileiro encontramos várias empresas que estão fechando por não terem se preparado para viver esse momento.
Mas, você deve estar se perguntando: quem esperava passar por tudo isso não é mesmo? Ou, até mesmo: como se preparar para uma crise como essa?
Pois bem, o que pode ter ocorrido com muitos, além da falta de recursos financeiros, foi a falta de um planejamento estratégico. Aquele que se deve fazer ao abrir um negócio.
Com um plano estratégico a empresa organiza seu orçamento e define sua visão de negócio.
Caso sua empresa não tenha, chegou a hora de rever esse conceito e aplicar ele na sua empresa.
Primeiramente, você pode começar pensando no processo de vendas, pensando em estratégia que podem trazer soluções imediatas que podem prevenir a queda das vendas em uma crise econômica.
Pense em alternativas e reveja os seus objetivos e ajuste-os conforme a situação.
Adeque sua estratégia de comunicação, produtos e serviços a necessidade do seu público alvo.
Lembre-se que seu plano estratégico por mais bem estruturado que esteja, existem situações que fogem da sua mão.
A melhor coisa é ter um plano caso por exemplo sua empresa perca um cliente grande, o plano de negócio é enxergar sempre além.
A hora é de inovar, criar, pense o que pode ser alterado em seu produto ou serviço, e que se adeque a situação atual.
Criar serviços, novas maneiras de atrair o cliente, criar processos de estratégias e vendas.
Porém para todos esses casos, é necessária muita cautela, pois uma decisão equivocada pode levar a empresa a situação piores.
É preciso você saber que em momentos de crise é necessário tomar atitudes diferentes das que você tomaria em períodos normais.
O Sebrae disponibilizou um e book sobre planejamento estratégico, vale a pena estudar e analisar as dicas fornecidas por eles.
Algumas medidas devem ser tomadas para que se evite o pior como, controle de custos, a ideia é reduzir custos na empresa, mantendo um controle, mesmo que a empresa esteja em uma fase boa.
Focar na produtividade, pensar em alternativas de aumentar a produtividade da empresa, sem que isso gere mais gastos, é uma das opções de passar pela crise.
Procure em sua carteira de clientes uma nova oportunidade e invista nela.
Faça uma busca de clientes antigos que há tempos não compram, procure entender seus motivos, e o que você pode fazer para que ele volte a ser seu cliente.
Você pode modificar algum produto, oferecer em regiões diferentes, abrir novos canais de vendas até mesmo pela internet, o que hoje em dia se tornou bastante comum.
Com calma, planejamento, dedicação e compreensão é possível descobrir e sobreviver a crise. Boa sorte!