Uma revolução nos meios de pagamentos, assim podemos resumir o Pix. Por isso, a sua adesão foi elevada, devido a facilidade em sua usabilidade e a economia nos valores das transações.
Sendo assim, o Pix facilitou a rotina de pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, as empresas podem fazer e receber transferências, realizar pagamentos de contas, receber os pagamentos de seus clientes de uma forma rápida e eficaz.
Pois, através dessa ferramenta a empresa realiza transações rápidas, por isso, o Pix pode ser muito vantajoso para as empresas. Confira algumas vantagens:
Além disso, o Pix facilita a negociação entre as empresas e seus fornecedores, além de melhorar a negociação com o cliente final. Bem como, ocorre a diminuição das filas em horários importantes para o comércio, como o horário de almoço para os restaurantes.
O Banco Central do Brasil estabelece uma sinalização específica para o comércio começar a receber pagamentos por meio do Pix. Você pode acessar a sinalização obrigatória BACEN aqui.
Conforme informações do Banco do Brasil, existem dois tipos de QR Codes do Pix: o estático e o dinâmico. Sendo assim, são usados para receber uma ou diversas transações Pix. Além disso, podem ser gerados no app dos bancos.
As chaves de endereçamento ou Pix possibilitam gerar os QR Codes. Ao passo que são duas modalidades, o QR Code estático e o QR Code dinâmico.
Trata-se de um QR Code usado em múltiplas transações. Ao passo que permite definir um valor fixo para um produto ou que o próprio pagador informe o valor da transação. É um meio de pagamento pensado para pequenos varejistas, prestadores de serviço e Pessoas Físicas.
Nessa modalidade de QR Code, o uso é exclusivo por transação. Além do valor, ele permite a inserção de outras informações, como a identificação do recebedor.
É ideal para empresas maiores, pois facilita a conciliação e a automação comercial. Esse modelo permite que a empresa disponibilize para os seus clientes os QR Codes em papel ou de forma digital.