PIX PRÉ-DATADO: saiba como agendar a transferência de valores
Ferramenta preza pela agilidade e praticidade, mas também permite agendamentos para qualquer data futura
O Pix rapidamente caiu no gosto popular, sendo considerado como o sistema de transações bancárias mais eficiente e utilizado pelos consumidores inseridos nos meios digitais. Contudo, ainda há dúvidas sobre sua funcionalidade. Por exemplo, como se faz um Pix pré-datado?
O lançamento do novo sistema de transações bancárias foi feito pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. O objetivo foi de simplificar as transferências de dinheiro entre contas correntes. Por se tratar de um serviço instantâneo e gratuito, o Pix ganhou de vez o espaço que antes era ocupado somente por TED e DOC, que, no entanto, não ofereciam a mesma comodidade, velocidade e tampouco a economia de enviar dinheiro sem pagar taxas. Mas, e o Pix pré-datado? O Notícias Concursos, na matéria desta quarta-feira (21) mostrará como utilizar essa ferramenta.
Existe Pix pré-datado?
Uma das principais vantagens é pelo fato de o Pix compensar o envio de uma transferência de forma imediata ou no máximo em poucos segundos. Ou seja, não é mais necessário esperar um dia útil para que a transação seja compensada, como em métodos antigos. Com essas especialidades criadas para o uso deste método de transferência, será que há como agendar um Pix? Entenda abaixo.
TED, DOC e cheque são serviços de transferências e pagamentos que permitem agendar o dia e, às vezes, até mesmo o horário que o dinheiro será compensado na conta destinatária. No caso do Pix, a ideia principal não é essa, mas, existe Pix pré-datado!
Algumas instituições financeiras permitem que uma transferência por este método seja agendada para qualquer data. Porém, não são todos os bancos que oferecem a possibilidade.
Para saber se seu banco permite agendar um envio por Pix:
- Selecione o valor que deseja enviar;
- Adicione a chave para a conta que receberá o dinheiro;
- Antes de confirmar a operação, confira se existe a opção de agendar. Caso o banco permita, basta selecionar a data que deseja agendar o Pix e finalizar a operação de pré-datar.
O C6 Bank e Nubank, por exemplo, aceitam Pix pré-datado. Já Banco Inter não oferece esse recurso. Portanto, o Pix preza pela agilidade. Mas, caso o desejo seja de agendar um pagamento, também poderá utilizá-lo.