O sistema de transação entre bancos, que foi instaurado pelas ordenações do Banco Central, já é considerado um sucesso entre os usuários. Contudo, como foi lançado há pouco, no fim do ano passado, ainda gera questionamentos. Por exemplo: o que fazer quando o Pix não caiu na conta? Confira a resposta!
O serviço que o Banco Central lançou em novembro do ano passado, chamado de Pix, tem como objetivo principal assumir a posição do DOC e do TED. Assim, passará a ser o método principal de transferência do dinheiro entre as contas. Mas, e quando o Pix não caiu na conta… Dá para reverter?
Pesa a favor do Pix, o fato de se tratar de um sistema totalmente gratuito e que faz a compensação do dinheiro de forma instantânea. Em poucos segundos, o crédito enviado tem chegada confirmada na conta de destino.
Além disso, o método de transações funciona da mesma forma tanto em transferências entre contas de um mesmo banco, como também de instituições financeiras diferentes. Não existe atraso em nenhuma circunstância.
Como destacado acima, as transferências via Pix precisam ser confirmadas em um período máximo de 10 segundos. Se passado esse tempo e o dinheiro não tenha sido recebido na conta destino, existe um procedimento inicial que deve ser respeitado.
A recomendação do Banco Central é de que se aguarde por pelo menos 1 hora após o envio. Isso porque algumas transações com suspeita de fraude podem ser retidas e analisadas.
Após passado esse período e o dinheiro, por sua vez, ainda não tenha sido compensado, o ideal é que se entre em contato para obter ajuda. Essa ajuda deve ser buscada junto à equipe especializada do banco onde se é cliente.
Assim é possível entender mais sobre o que supostamente estaria acontecendo. Na pior das hipóteses, caso não se tenha surtido efeito tal ação, existem meios oficiais de reclamações, como o site Reclame Aqui, Procon, o Portal do Consumidor e o Banco Central.
Um Pix pode ser feito entre contas de qualquer instituição financeira. Basta cadastrar uma chave em sua conta e estará pronto para fazer o uso do sistema.
Para enviar dinheiro, é necessário ter em mãos a chave Pix da conta de destino. Pode ser CPF, número de telefone, e-mail ou uma sequência aleatória de letras e números.
Informe a chave do destinatário no campo informado, digite o valor da transferência e confirme a operação. Em contrapartida, para receber um Pix basta informar a sua própria chave para quem irá lhe enviar dinheiro.
Agora, quando fizer uma transferência e perceber que o Pix não caiu na conta, siga os passos que indicamos. Certamente o dinheiro não ficará retiro e você resgatará tranquilamente o valor.