Motoristas de caminhão de todo o país já podem movimentar os valores do programa Pix Caminhoneiro. Conforme informações da Caixa Econômica Federal, os repasses já foram realizados na conta poupança social digital. Assim, o saldo pode ser movimentado através do aplicativo Caixa Tem desde as primeiras horas desta manhã.
Através deste sistema, o caminhoneiro pode pagar contas no formato de boletos, fazer transferências para outros perfis e até mesmo comprar alguns itens através do sistema de débito. Alguns trabalhadores podem preferir o uso do dinheiro em espécie. Para estes cidadãos, há a possibilidade de saque da quantia.
Para sacar o saldo do Pix Caminhoneiro, o trabalhador pode usar a geração do código através do sistema do Caixa Tem. É importante estar na frente de um caixa eletrônico quando a numeração for gerada. Assim, o cidadão conseguirá retirar o dinheiro dentro do prazo estabelecido para a validade do código gerado.
No aplicativo
No caixa eletrônico
Oficialmente, o Pix Caminhoneiro tem como objetivo ajudar os motoristas de caminhão que encontram dificuldades para comprar o combustível. O preço do diesel aumentou em várias ocasiões nos últimos meses.
De toda forma, o caminhoneiro que recebe o benefício não é obrigado a usar o dinheiro para comprar o diesel. Assim, caso ele decida usar a quantia para outro fim, ele poderá seguir por este caminho. Não há nenhum tipo de impedimento.
Trata-se de um sistema semelhante ao que acontece com o vale-gás nacional. Neste benefício, o Governo paga um dinheiro com o objetivo de ajudar na compra do botijão de gás. Entretanto, o cidadão não é obrigado a usar o saldo para este fim.
O Pix Caminhoneiro é um programa social que foi aprovado pelo Congresso Nacional dentro da PEC dos Benefícios. Segundo as informações oficiais, nesta terça-feira (9) os usuários do projeto podem receber R$ 2 mil.
Veja no calendário abaixo:
1ª Parcela: 9 de agosto;
2ª Parcela: 9 de agosto;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.
De acordo com as informações oficiais, cerca de 190 mil caminhoneiros estão dentro da folha de pagamentos do programa social neste mês de agosto. O número pode sofrer variações conforme a situação do espaço no orçamento.