Nesta semana, o Governo Federal iniciou oficialmente os pagamentos do programa Pix Caminhoneiro. Na última terça-feira (9), os depósitos foram efetuados nas contas do Caixa Tem de mais de 190 mil motoristas de caminhão. Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas específicas sobre os seus cadastros.
As regras gerais do benefício já estão oficialmente dispostas pelo Ministério do Trabalho. Contudo, alguns cidadãos podem ter dúvidas específicas sobre as suas contas. Para evitar contatos com fontes duvidosas, separamos abaixo uma lista com os canais de atendimento oficiais do Governo Federal. Na maioria dos casos, o indivíduo pode entrar em contato a qualquer momento do dia.
Algumas pessoas podem ter dúvidas relacionadas à situação do processamento dos pagamentos. Por exemplo: “por que o dinheiro não foi depositado na minha conta do Caixa Tem, mesmo com o meu cadastro ativo na Agência Nacional de Transportes Terrestres?” Para tirar dúvidas desta natureza, entre em contato pelo app da Carteira Digital ou pelo Portal Emprega Brasil.
Outro ponto que gera dúvidas dos usuários é a questão do cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C). Para tirar dúvidas relacionadas ao perfil que dá acesso ao benefício, entre em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres. É possível contatá-los através do site consultapublica.antt.gov.br ou ainda pela Central 166.
Outra dúvida muito comum entre os caminhoneiros gira em torno da questão do critério de recebimento. Afinal de contas, como saber o que você precisa ter feito para estar entre os selecionados para o programa? Para dúvidas desta natureza, entre em contato com o Ministério do Trabalho através do site www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficio-caminhoneiro.
De acordo com o Governo Federal, o Pix Caminhoneiro não poderá ser pago para motoristas que não possuem o CPF em situação regular. Para saber se o seu documento está regularizado, visite o site irpf-portal.com.br/cpf/e. Outra opção é ligar para o número 146, que é o contato da Receita Federal.
Em tese, qualquer cidadão que faz parte do Pix Caminhoneiro pode consultar quais são os valores disponíveis em sua conta social digital através do sistema do Caixa Tem. De qualquer forma, há ainda a opção de buscar esta informação ligando para a central 111, da Caixa Econômica Federal.
O Pix Caminhoneiro é um programa social do Governo Federal que foi oficialmente aprovado dentro do texto da chamada PEC dos Benefícios. Trata-se do documento que liberou R$ 41 bilhões em verbas para o poder executivo.
A ideia do projeto é ajudar os motoristas de caminhão que estão passando por dificuldades em um contexto de alta no preço do diesel. O plano é fazer seis pagamentos no valor de R$ 1 mil cada entre os meses de agosto e dezembro deste ano.
A primeira liberação já aconteceu na última terça-feira (9). Entretanto, o Ministério aponta para a liberação de mais uma rodada inicial para aqueles que não conseguiram receber o saldo nesta semana. Veja abaixo como ficam as datas:
1ª Parcela: 9 de agosto – já pago para 190 mil pessoas;
2ª Parcela: 9 de agosto – já pago para 190 mil pessoas;
1ª Parcela: 6 de setembro – será pago para os selecionados na segunda etapa de seleção;
2ª Parcela: 6 de setembro – será pago para os selecionados na segunda etapa de seleção;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.