O Pix é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil (BCB), sendo uma inovação, já que o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) o Pix aumenta a velocidade de pagamentos e transferências, bem como, tem o potencial de alavancar a competitividade do mercado, diminuir custos, incentivar a amplitude das opções de pagamentos.
Pix: a elevação da competitividade no mercado por meio do pagamento instantâneo
Dessa forma, o Pix é uma ferramenta que promove a inclusão digital e é uma inovação no mercado financeiro que otimiza fluxos por diversas vertentes. Certamente você já utilizou o Pix para alguma finalidade.
Visto que a aceitação da ferramenta pelo mercado brasileiro foi ampla. Já que empresas e pessoas físicas aderiram ao Pix quando de sua implementação. Conforme dados oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o Pix atualmente está amplamente disponível. Visto que são mais de 734 instituições aprovadas.
Operação fácil e prática
Além disso, a facilidade para a utilização da ferramenta corrobora a inovação, já que para você realizar uma operação via Pix, basta que acesse o Internet Banking da sua instituição financeira.
O Banco Central do Brasil (BCB) é responsável pela criação, gestão e infraestrutura do Pix
O Banco Central do Brasil (BCB) reforça que possui papéis importantes no desempenho do Pix. Já que é o órgão regulador que define as suas regras, bem como um gestor de plataformas operacionais. Ou seja, o Banco Central do Brasil (BCB) é responsável pela infraestrutura tecnológica da ferramenta.
Conforme informa o próprio Banco Central do Brasil (BCB), o foco da instituição é aumentar a eficiência do Pix para elevar a competitividade do mercado no varejo nacional.
Facilitador na rotina de empresas por diversas vertentes
Além disso, a instituição reforça que todo o processo sobre a condução da ferramenta é transparente. Certamente, o Pix é um facilitador na rotina de empresas por diversas vertentes. Além disso, também facilita a rotina de pessoas físicas, já que não há barreiras para que você receba ou envie um pagamento ou transferência através da ferramenta.
O fluxo financeiro das empresas ficou melhor amparado. Por exemplo, um estabelecimento comercial que possui uma fila considerável no horário de almoço pode disponibilizar o QR code para receber os pagamentos, diminuindo o volume de clientes no caixa, sem ter diminuição do seu faturamento. Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) está implementando melhorias na ferramenta, tal como ocorre no Open Banking.