Começa oficialmente nesta terça-feira (8) os pagamentos do abono salarial PIS. Para quem não sabe, esse é um abono salarial que vai para pessoas que possuem carteira assinada e que trabalharam em anos anteriores na rede privada. Recentemente, o Governo Federal anunciou o calendário oficial de repasses desse complemento salarial.
Só que o fato é que neste momento muita gente ainda tem dúvidas sobre os pagamentos desse dinheiro. Uma das questões que ainda está na cabeça de muita gente é a situação do saque. Afinal de contas, como é possível sacar o montante do PIS a partir desta terça-feira (8). O Governo já deu uma resposta para essa pergunta.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, quem tem conta-corrente ou poupança na Caixa, pode sacar essa quantia através do cartão magnético. Se a data do seu recebimento é nesta terça-feira (8), então já é possível fazer esse saque desde as primeiras horas desta manhã. Pelo menos é isso o que se sabe.
É possível retirar essa quantia na Caixa, em casas lotéricas, terminais eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui. No caso de receber esse montante através da poupança digital, então o cidadão pode fazer essa movimentação da quantia através do aplicativo Caixa Tem. É o mesmo que funciona também para o Auxílio Brasil.
Não tem conta no banco e nem poupança digital? Não tem problema. Neste caso, o trabalhador pode ir até a agência presencialmente e apresentar o número do seu PIS e também um documento oficial com foto. Pode ser o RG ou mesmo uma carteira de motorista. Dá para tirar a quantia do mesmo jeito.
Onde vai ser depositado?
De acordo com as informações oficiais, o PIS é um abono salarial que é pago pela Caixa Econômica Federal. Pelo que se sabe até aqui, os trabalhadores que têm direito ao programa poderão recebê-lo de forma automática.
No caso do PASEP, a situação muda. Esse é um dinheiro que vai para os trabalhadores do setor privado. Então é preciso prestar atenção para não se confundir com os dois pagamentos. Nesse segundo modo, a quantia vai cair no banco do Brasil.
De todo modo, o que se sabe é que os repasses em questão respeitam a situação da data de nascimento de cada uma das pessoas. Nesta terça-feira (8), por exemplo, é a vez dos indivíduos que nasceram em janeiro.
Veja as datas abaixo:
Janeiro 08/02/2022
Fevereiro 10/02/2022
Março 15/02/2022
Abril 17/02/2022
Maio 22/02/2022
Junho 24/02/2022
Julho 15/03/2022
Agosto 17/03/2022
Setembro 22/03/2022
Outubro 24/03/2022
Novembro 29/03/2022
Dezembro 31/03/2022
Abono salarial PIS
O abono salarial do PIS/PASEP é uma espécie de complemento que vai apenas para as pessoas que trabalhavam com carteiras assinada em anos anteriores. O PIS vai para os empregados do setor privado e o PASEP para setor público.
O PIS começa a ser pago exatamente nesta terça-feira (8) para os empregados de empresas privadas de todo o país. Os repasses já caíram na conta dessas pessoas desde as primeiras horas da manhã.
No caso do PASEP, a expectativa é que os pagamentos aconteçam já a partir do próximo mês de fevereiro. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento. O benefício pretende pagar até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212.