PIS/Pasep: Saiba como sacar o abono salarial 'esquecido' - Notícias Concursos

PIS/Pasep: Saiba como sacar o abono salarial ‘esquecido’

No momento, conforme dados oficiais do Governo Federal, há dinheiro esquecido do abono salarial PIS/Pasep, ano-base de 2019 ou 2020. A princípio, os trabalhadores esqueceram ou preferiram não sacar os valores ao qual tinham direito.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que os trabalhadores com direito ao abono salarial ano-base 2019 deveriam ter realizado o resgate dos valores entre julho de 2019 e junho de 2020. Todavia, o Governo decidiu dar mais uma nova chance até o fim deste ano.

Vale lembrar que o prazo para solicitar os valores “esquecidos” começaria em fevereiro. Contudo, o governo adiou o início para o dia 31 de março.

O lote informado acima é diferente do que foi liberado neste ano de 2022, referente ao ano-base de 2020. Para esse grupo, o calendário começou no dia 08 de fevereiro, com permissão de saques até o dia 29 de dezembro.

Você vai gostar muito de ver:

Nova CNH 2022 já tem data para começar. Troca será obrigatória?

Novo RG Digital: Como emitir o novo documento em maio

PIS/Pasep: Como sacar

Primeiramente, é importante ressaltar que o saque do valor esquecido poderá ser feito a partir de uma requisição formal de reemissão. Para isso, há duas formas:

  • presencialmente: com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho;
  • e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br, colocando no lugar de “uf” a sigla do estado em que o trabalhador reside

Desde já, caso a pessoa solicite a reemissão, ela terá até dia 29 de dezembro para realizar os saques. Caso não faça o resgate do valor, somente poderá fazê-lo no calendário de 2023, pedindo novamente uma reemissão.

Quem tem direito ao abono ‘esquecido’?

Antes de mais nada, para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada. Além disso, o cidadão precisa ter atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias no respectivo ano-base.

Ademais, é preciso que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano (2019 ou 2020), e com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.

O PIS é pago para trabalhadores do setor privado, pela Caixa Econômica Federal. Por outro lado, o PASEP é liberado para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Veja como consultar o seu PIS/Pasep

De antemão, caso as regras do programa bem como os meios de consultas permaneçam os mesmos. O trabalhador poderá verificar a situação do seu PIS/Pasep pelos seguintes canais:

PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da Caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Pasep (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

De resto, os trabalhadores podem verificar se tem direito ao PIS/Pasep através do aplicativo Carteira de Trabalho digital ou por meio da Central de Atendimento Alô Trabalhador, no número 158.

Como encontrar seu número PIS

Para fazer a consulta do valor, você deverá ter em mãos seu número PIS. Se você não sabe qual é o seu número, é possível consultar no portal Meu INSS.  Seja como for, o primeiro passo, ao entrar no site, é logar com sua conta gov.br.

Veja: Saque duplo de quase R$4 mil do FGTS tem pagamentos confirmados

Por fim, ao realizar o login, você só precisará abrir a página de “Meu Cadastro.” Ela contém todas as suas informações associadas ao sistema gov.br, o que inclui seu número PIS. É um processo muito fácil e que permite que você possa consultar com seu banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?