Os trabalhadores não veem a hora de receber o abono salarial PIS/Pasep. Segundo as regras, todos os anos o benefício deve ser liberado para os cidadãos que trabalham com carteira assinada. O valor teto é equivalente ao salário mínimo vigente.
Veja também: Auxílio Emergencial retroativo ainda concederá um novo lote de pagamentos em 2022
Recentemente, a Caixa Econômica Federal informou que o Caixa Tem está disponível para consultas. Desta forma, os trabalhadores do setor privado com direito ao PIS já podem verificar a situação do seu benefício pelo aplicativo.
A partir da próxima terça-feira (8), os funcionários da iniciativa privada começam a receber o PIS (Programa de Integração Social), pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos receberão o Pasep pelo Banco do Brasil, a partir do dia 15 de fevereiro.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 23 milhões de pessoas receberão o abono salarial em 2022. O benefício é referente ao ano-base 2020, e conta com um total de R$ 21 bilhões para ser distribuído.
Trabalhadores com direito ao PIS, recebem o benefício segundo o mês de seu nascimento. Já os servidores públicos, recebem o abono conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social). Este ano, o valor máximo que pode ser concedido é de R$ 1.212, equivalente ao piso nacional.
Contudo, para ter direito ao abono salarial é necessário que se cumpra os requisitos exigidos pelo governo, sendo eles:
Em contrapartida, não terão direito de receber o abono salarial:
O procedimento é bem simples, basta: