O trabalhador brasileiro pode realizar o saque do abono salarial PIS/Pasep até o dia 30 deste mês, segundo calendário da Caixa Econômica Federal. Caso o funcionário não realize o saque até a data prevista, o saldo de até R$ 1.100 continuará ativo. Desta maneira, ele poderá sacar o abono no próximo calendário, com início previsto para janeiro de 2022.
O Programa Integração Social (PIS) foi criado juntamente com o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Eles são contribuições sociais de natureza tributária, pagas pelas empresas, e têm como objetivo financiar o pagamento do seguro desemprego, abono, e participação na receita para órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.
O governo extinguiu o fundo PIS/Pasep em maio do ano passado, mantendo, entretanto, o abono salarial. Deste modo, o PIS é pago pela Caixa aos funcionários de empresas privadas, e o Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores públicos.
Para o trabalhador poder sacar o abono, ele deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019. Além disso, o funcionário deve ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos, também referente a 2019.
Ainda, também é preciso que o empregador atualize os dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2019.
O trabalhador que é beneficiário de algum programa social recebe o abono PIS/Pasep automaticamente na sua conta social digital, criada para pagamento do Auxílio Emergencial. Entretanto, para movimentar o valor, o funcionário deve instalar o aplicativo Caixa Tem ou ir até uma unidade lotérica.
Além disso, aqueles que possuem conta na Caixa ou no Banco do Brasil também recebem automaticamente o valor, segundo o calendário.
Caso seja correntista de outro banco, o funcionário pode realizar o saque do abono através do cartão cidadão em caixas eletrônicos ou em lotéricas. Aqueles que não possuem o cartão, devem ir à uma agência da Caixa ou Banco do Brasil portando um documento para identificação.
O valor do abono do PIS/Pasep pode chegar a até R$ 1.100, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2019. A quantia de dinheiro a ser recebida, de acordo com os meses trabalhados em 2019, pode ser conferida a seguir:
Caso o trabalhador queira consultar se tem direito de receber o abono do PIS/Pasep, e qual valor tem disponível para o saque, ele deve ir ao aplicativo Caixa Trabalhador. Ademais, ele também pode realizar a consulta pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800-726-0207), ou pelo site da Caixa Econômica Federal.