Economia

PIS/Pasep: Abono salarial vai ser pago a 154 mil trabalhadores; Veja se tem direito!

O benefício PIS/Pasep vai ser depositado em uma conta digital da Caixa durante os meses de fevereiro e março. O período segue o mesmo calendário de pagamentos do ano de 2022, com a única diferença que esses beneficiários vão receber os valores que deveriam ter sido depositados já em 2021.

Quem está tratando de agilizar e organizar os pagamentos é o Ministério do Trabalho e Previdência, que já informou que 154 mil trabalhadores vão receber os pagamentos do Abono Salarial com base em 2019. A previsão é de que os pagamentos começam a ser feitos já na próxima terça-feira (8).

Ministério tentou justificar o erro que aconteceu no cadastro dos trabalhadores

De acordo com o comunicado do Ministério, o que teria acontecido seria um erro no processamento do abono salarial para o ano base de 2019, porém tudo já está sendo programado e estes beneficiários não vão necessitar realizar nenhuma solicitação, apenas esperar para que os valores sejam creditados em uma conta poupança social digital da Caixa.

Terá direito a receber o Abono Salarial de 2019 quem recebeu em média até dois salários mínimos, trabalhando com carteira assinada no período em referência e teve uma atividade remunerada pelo período mínimo de 30 dias naquele ano.

Também é necessário que o trabalhador já esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, contando desde 2019. Além disso, é preciso ter os seus dados atualizados conforme a categoria da empresa representada.

Valores base para o pagamento do Abono-Salarial

O valor do Abono Salarial de 2019 ficou de R$ 92 até R$ 1.100, sempre ressaltando que o trabalhador vai receber o proporcional aos meses trabalhados daquele ano, com carteira assinada.

O PIS é destinado para os trabalhadores da esfera privada e é sempre pago em contas da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP, é pago para os servidores públicos através de contas do Banco do Brasil.

Outro dado relevante apontou que pelo menos 320 mil trabalhadores esqueceram de realizar o saque do abono salarial do PIS/Pasep, que foi liberado entre 2020 e 2021. Nessa situação, eles terão de esperar até o final de março para realizar a requisição do benefício que não foi sacado.

Como consultar se tenho direito ao PIS/Pasep?

Para saber se você tem direito e quando que irá receber o valor do Abono Salarial, o trabalhador pode consultar através do telefone 158 ou de canais pela Internet a sua situação.

Quem deseja realizar essa consulta através do celular, o primeiro passo é realizar o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que está disponível tanto para Android como também para iOS (Apple).

Caso você já tenha o aplicativo instalado, pode ser que seja solicitado a você realizar uma breve atualização dos dados do PIS/Pasep, para que após isso você acesse o sistema. Informe o seu número de CPF e a senha do gov.br para terminar o cadastro ou realizar o seu login, para então clicar em benefícios e consultar a parte que diz “Abono Salarial”.