Trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020 já podem sacar os seus respectivos valores. Os depósitos ocorreram entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março. Os saques estão disponíveis até 29 de dezembro de 2022.
O abono salarial é um benefício anual concedido aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos previstos na Lei nº 7.998/90. O valor é liberado conforme a quantidade de meses trabalhados no ano de apuração, limitado ao salário mínimo vigente.
Para ter acesso ao benefício é necessário se enquadrar nos requisitos de elegibilidade, como:
Antes de mais nada, é importante frisar que o PIS é disponibilizado aos trabalhadores da iniciativa privada e é repassado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é voltado aos servidores públicos. O Banco do Brasil é quem realizar este pagamento.
No caso dos beneficiários do PIS, é possível ter acesso ao abono salarial por meio da conta Poupança Digital do Caixa Tem. No entanto, a opção só vale para os trabalhadores que não são correntistas da Caixa. Para aqueles que recebem pelo aplicativo, já podem conferir a disponibilidade dos recursos.
Por meio da plataforma da Caixa o trabalhador pode realizar transferências bancárias, pagar boletos e contas, recarregar o celular, fazer compras online com o cartão de débito virtual, entre outras possibilidades.
Para consultar os valores e demais informações relacionadas ao PIS/Pasep, o trabalhador pode telefonar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital. O procedimento também pode se realizar através da conta Gov.br.
Todavia, o trabalhador do setor privado pode consultar a situação do benefício no aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Enquanto isso, os servidores públicos podem acessar as informações pelos seguintes números: