Em meio a crise econômica, muitos trabalhadores ainda não sacaram o seu abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2020. Já o benefício referente ao ano de 2021, só será pago em 2023. Vale ressaltar que os valores não resgatados até dezembro deste ano retornarão à União.
O PIS (Programa de Integração Social), é destinado aos empregados do setor privado e pago pela Caixa Econômica Federal. Enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), é concedido aos servidores públicos por meio do Banco do Brasil.
São elegíveis ao abono salarial do PIS/Pasep 2022 os trabalhadores sob as seguintes condições:
Terão direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023 os trabalhadores que cumprirem os seguintes requisitos:
O valor do abono salarial depende da quantidade de meses trabalhadores no ano-base (2020). Cada mês representa uma fração do valor do salário mínimo em vigência. Confira as proporções abaixo:
De acordo com a atual previsão do salário mínimo para o próximo ano, o valor máximo do abono salarial PIS/Pasep ficará em torno de R$ 1.294.
Sendo assim, quem trabalhou 12 meses em 2021 receberá o valor indicado. Logo, a quantia ainda pode ser menor, dependendo de quanto tempo o cidadão atuou no ano-base.
É possível realizar a consulta PIS:
Para quem recebe o PIS (trabalhador de empresa privada)
Para quem recebe o Pasep (servidor público)