Se você deseja fazer algum tipo de inovação no seu ambiente, mas não pode gastar muito, não se preocupe. Pois, a pintura mosaico na parede é um método incrível para dar um charme no local.
Aliás, esse tipo de pintura é de fácil execução. E melhor: é onde você pode colocar em prática toda a sua criatividade. Então, fiquem conosco e saiba o passo a passo, e tudo que você precisa para realizar esse projeto na sua casa. Confira.
Agora que você já decidiu que irá realizar o projeto de pintura mosaico na parede, que tal tomar algumas inspirações pra si? A propósito, a vantagem desse tipo de pintura é que não existem regras. Ou seja, você pode fazer o que der na telha.
Assim, os mosaicos podem se apresentar em muitas formas e características, mas o estilo geométrico está bem popular. Além disso, também são os mais fáceis de se fazer.
Por exemplo, você pode tentar pelos mosaicos triangulares, em tamanhos padrão ou aleatórios para dar uma sensação mais despojada no local. Enquanto, os mosaicos em hexágono também trazem um estilo descontraído, mas podem ser mais difíceis de se realizar.
Por que não tentar, então, os mosaicos em losango? Esses são de fácil execução, e podem deixar a casa com uma cara bem moderna. Além disso, você pode fazer seu mosaico se estender para outras paredes, como se fosse uma continuação.
Ao decidir pelo melhor padrão, saberemos então quais são os materiais que precisamos para iniciar nosso projeto de pintura mosaico na parede. Além dos materiais, você precisará de muita criatividade. Confira:
Uma vez com todos os materiais separados, vamos começar a pintura mosaico na parede.
O primeiro passo é realizar a pintura da cor base do seu mosaico. Ainda mais se não for da cor que você deseja. Feito isso, comece as demarcações.
Aí vai uma dica para mosaicos em losango: faça as medições do tamanho do losango. Em seguida, demarque a parede em linhas diagonais para as duas orientações. Desse modo, todos os losangos já estão desenhados.
A mesma dica funciona para mosaicos em triângulos padrão. Basta traçar uma linha reta horizontal dentro de cada losango para marcar o triângulo. Agora, coloque a fita sobre as demarcações, e está pronto para a pintura.
As formas irregulares são as mais fáceis, e de certo modo não exigem muita marcação antes. Apenas cole as fitas na parede do modo que você achar melhor.
Agora, comece a pintura. Se você quiser mosaicos sem espaçamento entre eles, você deverá deixar toda a tinta, que foi passada, secar por algumas horas, para desse modo colar outra fita nas bordas da forma, para que fique bem rente um ao outro.
No entanto, se seu objetivo são mosaicos com bordas, basta colar a fita sobre as linhas desenhadas. Em seguida, pintá-los e esperar secar completamente para remover a fita.
Outra dica interessante: se você quiser bordas mais finas, use fitas mais estreitas, e vice-versa. Aliás, explore um padrão de bordas largas e estreitas, desse modo criará exclusividade para seu mosaico.
Após a remoção da fita, é possível que algumas falhas tenham ficado na pintura. Para consertar isso, use um pincel pequeno e passe novamente a tinta onde ela faltou ou se espalhou. Assim, a sua pintura mosaico está pronta.
Essa técnica é mais avançada de pintura mosaico na parede, e exige mais esforço e atenção na hora de realizá-la. Mas traz um resultado muito impressionante ao local.
Se você quer uma pintura mosaico que forme um desenho, basta procurar na internet por inspirações de desenho em mosaico, e então fazer as demarcações com bastante cuidado.
O processo de pintura é o mesmo dos mosaicos normais, usando fita e muita cautela. Além disso, é interessante que os desenhos em mosaico fiquem centralizados na parede. Ou ainda fiquem em um lugar de grande destaque do ambiente.
Comece hoje mesmo seu projeto de pintura mosaico na parede, para dar uma decoração especial à sua casa. Não deixe de curtir e compartilhar.