O Governo Federal já começou os pagamentos do novo Auxílio Emergencial. Informais que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro já receberam as suas quantias. Mas um requisito básico para movimentar esse dinheiro é ter acesso à internet de boa qualidade.
De acordo com o Ministério da Cidadania, que responde pelo Auxílio, essa primeira fase de pagamentos só está disponível para o aplicativo Caixa Tem. Então o Governo deposita o dinheiro na conta digital da Caixa Econômica Federal e as pessoas movimentam a quantia no aplicativo do Caixa Tem.
Mas como funciona para quem não tem internet? Como se sabe, o próprio banco pede para que as pessoas não se dirijam para os pontos físicos da Caixa. Isso porque essas pessoas não conseguirão nada por lá. As agências não estão realizando qualquer tipo de pagamento ainda.
E não deverão fazer esses pagamentos nem tão cedo. De acordo com o calendário oficial da própria Caixa, a previsão mais otimista da Caixa é permitir esses saques apenas a partir do início de maio. Isso quer dizer portanto que o informal que não tem internet vai ficar sem ter o direito de ter o dinheiro até lá.
Isso é um grande problema para essas pessoas. É que, como todas as outras, essas pessoas precisam desse dinheiro de forma emergencial. O Governo já não pagou o Auxílio entre os meses de janeiro e março. E quem não tem internet vai ter que esperar ainda até o próximo mês de maio.
Existem várias pesquisas que medem o alcance da rede de internet nos lares brasileiros. Uma das mais recentes é a do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Essa é uma pesquisa de 2019. Mas apesar da distância de tempo, os números tendem a mostrar uma realidade atual.
De acordo com a pesquisa, cerca de 26% da população brasileira ainda não tem acesso à internet. A maior parte dessas pessoas são extremamente humildes e não possuem internet não por uma escolha, mas por uma falta de condições financeiras para isso.
A mesma pesquisa mostra que entre as pessoas que não possuem internet no Brasil, 45% afirmam que não conseguem pagar por esse tipo de serviço. Outras 37% dizem que a maior dificuldade é mesmo comprar aparelhos como celular e notebooks, por exemplo.
Há portanto uma grande chance de que a grande maioria dessas pessoas sejam humildes que estejam justamente precisando do Auxílio Emergencial neste momento. E que, por falta da internet, elas não estejam conseguindo fazer qualquer tipo de movimentação neste momento.
Nem a Caixa Econômica Federal nem nenhum membro do Governo Federal se pronunciaram sobre esse problema ainda. Recentemente, o Presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que o ideal mesmo é fazer com que as pessoas evitem ao máximo irem para as agências físicas nessa pandemia.
Enquanto o banco não resolve o problema, a solução é mesmo pedir ajuda. Talvez seja interessante pedir essa ajuda para um familiar ou mesmo um vizinho ou amigo que tenha acesso à internet. Mas é importante nunca pedir essa ajuda para pessoas que não sejam da sua inteira confiança.