Educação

Pesquisa mostra visão futura dos estudantes de administração e negócios

Uma pesquisa realizada com alunos de administração e negócios pela Universum sobre o futuro do mercado de trabalho com estudantes universitários brasileiros, mostra as transformações nas perspectivas desse público na procura por emprego. 

Dentre alguns destaques estão a preferência pelo home office e empresas que ofereçam estabilidade e plano de crescimento. 

O estudo “Talent Research 2021” entrevistou 32 mil estudantes no período entre outro de 2020 e maio de 2021 e criou um novo perfil de estagiários. 

O levantamento é realizado todos os anos para rastrear aspirações de carreira e preferência dos alunos em quatro campos de estudos, são eles:

  • Negócios/Comércio;
  • Engenharia;
  • TI;
  • Ciências Naturais.

Foram reveladas as perspectivas dos alunos de administração para o futuro, além do perfil dos profissionais da área, considerando os principais aspectos elencados abaixo, acompanhe o post e fique por dentro!

Perfil dos entrevistados

Dentre os alunos entrevistados, 59% são do sexo feminino e 41% do sexo masculino, sendo 29% na faixa etária entre 20 e 21 anos de idade. 

As áreas de estudo contempladas foram as seguintes: 

  • Administração de negócios (46%),
  • Economia (24%),
  • Gestão (22%),
  • Finanças (20%),
  • Marketing (20%),
  • Contabilidade (20%)
  • E empreendedorismo (19%).

Expectativas e preferências no mercado de trabalho

Os entrevistados também responderam perguntas sobre as preferências em relação à atuação neste mercado. 

Dentre as características mais importantes se destacaram, treinamento e desenvolvimento profissional, logo em seguida, boas referências para o futuro da carreira e líderes que apoiam o desenvolvimento profissional.

A expectativa sobre o salário também foi considerada. As estudantes mulheres esperam ganhar 14% a menos do que os homens, R$3735,00 e R$4.367,00. 

Em 2021, a disparidade entre os salários cresceu 6%, em 2020 essa diferença era de apenas 8%.

Áreas de atuação

Já em relação às áreas de atuação, veja como fica o panorama: 

  • O setor bancário lidera com 55% da preferência dos estudantes,
  • Consultoria de Gestão (37%),
  • E-commerce (30%),
  • Auditoria e Contabilidade (25%),
  • Meios de Comunicação (20%).

Além disso, 76% dos alunos ouvidos buscam trabalhar em empresas já estabelecidas no mercado. Por outro lado, 24% gostariam de atuar em startups, já 81% dos estudantes preferem trabalhar em grandes instituições, contra 19% em pequenas e médias empresas. 

Os alunos que participaram do estudo também revelaram que se pudessem escolher, 49% trabalhariam em uma empresa nacional, contra 51% que desejam trabalhar em multinacionais. 

Importância das redes sociais

A pesquisa também demonstrou a relevância das redes sociais na busca por uma colocação no mercado de trabalho, sendo o meio de comunicação mais utilizado para aprender sobre os profissionais de administração; veja: 

  • Redes sociais (86%),
  • Notícias (76%),
  • Sites de emprego (54%).

Veja abaixo quais foram as redes sociais mais escolhidas pelos entrevistados na hora de procurar emprego:

  • Linkedin (60%);
  • Instagram (43%);
  • Facebook (31%);
  • Whatsapp (21%);
  • Youtube (19%).

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Novo Auxílio de R$ 500 para pais de alunos. Veja como se inscrever.