Uma pesquisa realizada com alunos de administração e negócios pela Universum sobre o futuro do mercado de trabalho com estudantes universitários brasileiros, mostra as transformações nas perspectivas desse público na procura por emprego.
Dentre alguns destaques estão a preferência pelo home office e empresas que ofereçam estabilidade e plano de crescimento.
O estudo “Talent Research 2021” entrevistou 32 mil estudantes no período entre outro de 2020 e maio de 2021 e criou um novo perfil de estagiários.
O levantamento é realizado todos os anos para rastrear aspirações de carreira e preferência dos alunos em quatro campos de estudos, são eles:
- Negócios/Comércio;
- Engenharia;
- TI;
- Ciências Naturais.
Foram reveladas as perspectivas dos alunos de administração para o futuro, além do perfil dos profissionais da área, considerando os principais aspectos elencados abaixo, acompanhe o post e fique por dentro!
Perfil dos entrevistados
Dentre os alunos entrevistados, 59% são do sexo feminino e 41% do sexo masculino, sendo 29% na faixa etária entre 20 e 21 anos de idade.
As áreas de estudo contempladas foram as seguintes:
- Administração de negócios (46%),
- Economia (24%),
- Gestão (22%),
- Finanças (20%),
- Marketing (20%),
- Contabilidade (20%)
- E empreendedorismo (19%).
Expectativas e preferências no mercado de trabalho
Os entrevistados também responderam perguntas sobre as preferências em relação à atuação neste mercado.
Dentre as características mais importantes se destacaram, treinamento e desenvolvimento profissional, logo em seguida, boas referências para o futuro da carreira e líderes que apoiam o desenvolvimento profissional.
A expectativa sobre o salário também foi considerada. As estudantes mulheres esperam ganhar 14% a menos do que os homens, R$3735,00 e R$4.367,00.
Em 2021, a disparidade entre os salários cresceu 6%, em 2020 essa diferença era de apenas 8%.
Áreas de atuação
Já em relação às áreas de atuação, veja como fica o panorama:
- O setor bancário lidera com 55% da preferência dos estudantes,
- Consultoria de Gestão (37%),
- E-commerce (30%),
- Auditoria e Contabilidade (25%),
- Meios de Comunicação (20%).
Além disso, 76% dos alunos ouvidos buscam trabalhar em empresas já estabelecidas no mercado. Por outro lado, 24% gostariam de atuar em startups, já 81% dos estudantes preferem trabalhar em grandes instituições, contra 19% em pequenas e médias empresas.
Os alunos que participaram do estudo também revelaram que se pudessem escolher, 49% trabalhariam em uma empresa nacional, contra 51% que desejam trabalhar em multinacionais.
Importância das redes sociais
A pesquisa também demonstrou a relevância das redes sociais na busca por uma colocação no mercado de trabalho, sendo o meio de comunicação mais utilizado para aprender sobre os profissionais de administração; veja:
- Redes sociais (86%),
- Notícias (76%),
- Sites de emprego (54%).
Veja abaixo quais foram as redes sociais mais escolhidas pelos entrevistados na hora de procurar emprego:
- Linkedin (60%);
- Instagram (43%);
- Facebook (31%);
- Whatsapp (21%);
- Youtube (19%).
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