Empreendedorismo

Pesquisa de Clima Organizacional – Preciso fazer isso? – Parte 1

Saiba a importância da Pesquisa de Clima Organizacional como ferramenta na Gestão de Pessoas de sua empresa.

Dividimos essa série sobre PCO (Pesquisa de Clima Organizacional) em dois artigos. Nesta primeira parte saiba um pouco sobre o que é relevante nesta pesquisa.

Os impactos da pesquisa de clima na organização

Você alguma vez pode ter ouvido falar sobre PCO (Pesquisa de Clima Organizacional) seja como empresário, funcionário ou estudante. Mas talvez não tenha ficado claro para você alguns detalhes.

O que é essa tal de PCO?

A pesquisa de clima é uma ferramenta usada para identificar os problemas que impedem a organização de progredir e possibilita a implantação de melhorias.

Os primeiros estudos sobre o clima organizacional datam de 1930.

O que essa pesquisa considera?

Alguns fatores são bem relevantes quanto a pesquisa de clima organizacional.

Ela considera alguns valores da empresa, assim como pontos cruciais para o bom funcionamento dos setores. Tais como:

 Ética;

Grau de rotatividade;

Satisfação com o líder e a liderança;

Nível de produtividade; dentre outros.

Os dados obtidos são tabulados e cruzados com os resultados da empresa em um determinado período.

Quando é a hora de pesquisar o clima?

Alguns sinais podem ser percebidos quando o clima organizacional está desgastado.

Pedidos de demissão frequentes;

Contratações que não passam do período de experiência;

Rejeição de promoções;

Absenteísmo; dentre outros.

Os mencionados acima são indícios suficientes e não devem ser ignorados. Uma vez realizada a pesquisa de clima, devem ser averiguadas as sugestões de melhoria.

Se possível, devem ser implantadas ou implementadas, e os resultados devem se acompanhados pelo período mínimo de sessenta dias, assim o antes e o depois pode ser comparado.

Após a implantação ou implementação, a pesquisa de clima pode ser repetida a cada seis ou doze meses.