Uma pesquisa feita pela Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição, revelou que 58% das mulheres que estão de home office durante a pandemia também cuidam dos filhos ao mesmo tempo que trabalham.
A pesquisa ouviu mais de 800 pessoas, e mapeou o cronograma de trabalho das mães que estão trabalhando em casa.
Os números revelam que 20% das mulheres permanecem com as crianças em casa, mas sob os cuidados de terceiros.
Além disso, 8% deixam os filhos na creche ou escola e 6% das mães deixam as crianças na casa de parentes. As demais têm filhos com mais de 12 anos.
Ao serem perguntadas sobre a flexibilidade de horário ofertada pela empresa, 40% dizem ter liberdade para adaptar o expediente à sua rotina doméstica.
Por outro lado, 25% não conseguem flexibilidade devido o cargo que ocupam ou atividades que realizam, mesmo a empresa oferecendo essa versatilidade.
A pesquisa também demonstra que os empregadores não oferecem flexibilidade para 35% delas.
O diretor de RH da Ticket, diz que: “Os resultados mostram que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância da maleabilidade em relação às profissionais que são mães e que, durante a pandemia, têm se desdobrado para cumprir várias tarefas ao mesmo tempo. Com a flexibilização, todos saem ganhando, inclusive a empresa”.
Quando confrontadas sobre o nível de concentração no home office, 31% das entrevistadas revelaram que conseguem se concentrar melhor.
Afinal, mesmo em jornada dupla, elas têm menos interrupções quando comparado com a jornada que acontecia na empresa.
Por outro lado, 29% delas revelaram que o nível de ruídos aumentaram e a concentração acabou prejudicada. Além disso, 19% têm a mesma impressão por conta do número de mensagens, e-mails e reuniões online.
Questionadas sobre a performance no trabalho durante a pandemia, 45% delas afirmaram que aumentaram suas performances. Já 34% consideram que não houve mudanças.
Para 11% delas aconteceu uma queda na performance e inclusive já foram notificadas pelos gestores e 10% tiveram a sensação de declínio, mas ainda não tiveram feedback do líder.
Segundo a pesquisa realizada pela Ticket, as principais dificuldades enfrentadas pelas mães no home office estão em conciliar as atividades do trabalho com os afazeres familiares, como por exemplo:
Por fim, 93% das participantes afirmaram que o home office as aproximou dos filhos. “Estamos em um momento de inúmeros ajustes no modelo de trabalho. A pandemia acelerou muito esse processo dentro das empresas e a tendência é que ele perdure para além da crise de saúde”, opina Amaro.
Não deixe de ler também – Dica de Ferramenta de Gestão Pessoal e Empresarial.