O Período Triássico ocorreu no primeiro período da Era Mesozoica, ou seja, em cerca de 252 milhões de anos atrás, no fim do Período Permiano. Acabou há 201 milhões de anos, dando lugar ao Período Jurássico.
Trata-se de um possível tema para questões de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), assim como para alguns concursos públicos no caderno de humanidades.
Acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
Principais características do Período Triássico
É no Período Triássico que surgem os primeiros dinossauros, assim como os répteis voadores conhecidos como pterossauros.
Nele também surgem os primeiros crocodilos, tartarugas, sapos e vários mamíferos. Nessa época a vegetação era composta por plantas coníferas.
Além disso, surgem os primeiros corais no oceano, assim como tem-se o aparecimento de moluscos, como por exemplo, os mariscos e caracóis.
Foi um período que marcou o surgimento de várias espécies, nele também apareceram os primeiros répteis marinhos e tubarões.
O planeta tinha como predominância plantas gimnospermas (com sementes). Não existiam calotas polares, pois o clima era quente e árido, era o início da divisão da Pangeia.
Período de transformações
Como falamos acima foi no Período Triássico que surgiram os primeiros dinossauros, assim como répteis voadores conhecidos como pterossauros.
Nessa época, a vida no planeta passa por uma grande diversificação na fauna e na flora, além de dar início a divisão do supercontinente Pangeia.
O repovoamento da Terra acontece depois da extinção que marcou o fim do Período Permiano. Além disso, não havia calotas polares, pois o clima era quente e árido com baixa diversidade animal, seja em locais terrestres ou marinhos.
O Período Triássico foi denominado assim pelo geólogo alemão Friedrich August von Alberti, em 1834. O especialista elencou os três tipos de rochas que caracterizam essa época; são elas:
- O arenito fluvial vermelho;
- O calcário marinho fossilífero;
- E o arenito continental.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre este assunto? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – 7 filmes para estudar a Segunda Guerra Mundial.