Desde quarta-feira (30), com a adesão de 3.500 médicos peritos do INSS à greve dos servidores, a visita para a perícia do INSS ficou comprometida.
Os médicos peritos se juntam a outros servidores que reivindicam um reajuste salarial de 19,9% para a reposição das perda inflacionárias; também pedem que se abra concurso público e melhorias para a carreira
Além dessas solicitações, os servidores apontam que foram forçados a trabalhar desde 2020, época onde ainda não se tinha nem mesmo vacina.
Para quem espera a perícia do INSS, é possível que haja atendimentos, pois há a possibilidade de alguns médicos não terem aderido à greve. Contudo, o caso pode ser o contrário.
Veja também: INSS: NOVO golpe pelo WhatsApp
O que é a perícia do INSS?
Quando pede benefícios do INSS tais como o auxílio por incapacidade temporária ou a aposentadoria devido a incapacidade permanente o INSS tem que fazer um exame pericial para comprovar a incapacidade. Eis o que diz o Manual de Perícias Médicas da Previdência Social:
“o exame médico-pericial tem como finalidade a avaliação laborativa do examinado, para fins de enquadramento na situação legal pertinente, sendo que o motivo mais freqüente é a habilitação a um benefício por incapacidade”.
E agora, o que fazer?
Para os segurados que nao foram atendidos por causa da greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o Ministério do Trabalho informou que eles deverão solicitar a perícia novamente por meio do reagendamento dos serviços.
A notícia boa, contudo, é que, mesmo reagendando a perícia, o INSS garante que será considerará a data original agendada como data de entrada do requerimento. A medida visa evitar que os segurados tenham prejuízos financeiros.
Reagendando a perícia do INSS
Para fazer a remarcação, o segurado tem a possibilidade de usar o aplicativo “Meu INSS” que está disponível para Android e iOS, nas plataformas Google Play e App Store. Também é possível fazer a remarcação pelo site www.inss.gov.br.
O passo a passo para a remarcação é simples. Confira:
- Faça o login.
- Na aba “Benefiícios” clique em “Auxílio-doença”;
- Clique em “Perícia”;
- Clique mais uma vez, agora em “Remarcar perícia”;
- Agora é só informar o número do documento e reagendar o atendimento para a data escolhida.
O INSS também disponibiliza o telefone 135 para mais informações ou dúvidas. O horário para atendimento é das 7h às 22h, de segunda a sábado.