Você sabia que perfume falso pode trazer riscos à saúde? Infelizmente sim!
Embora os valores pagos em perfumes falsificados possam ser verdadeiramente tentadores, eles contam com a falta do controle de qualidade, e podem inclusive ter metais pesados em sua composição.
E tudo isso tendo ainda o defeito de não durar o quanto gostaríamos, fazendo com que, cedo ou tarde, o barato acabe saindo caro.
Perfume falso pode trazer riscos à saúde
Um perfume falso pode trazer riscos à saúde, mesmo que em um primeiro momento pareça ser algo inofensivo.
Isso porque não necessariamente sentiremos o efeito na hora em que aplicamos, porém, se a composição do produto for tóxica, é possível que haja efeitos colaterais em longo prazo.
Afinal, a composição é feita visando “duplicar” o aroma de um produto famoso/caro, porém, sem ter todo o cuidado que este produto “caro” possui.
Vale lembrar ainda que costumeiramente este tipo de perfume é feito de forma ilegal e, portanto, não possui aprovação da Anvisa para ser vendido. Isso pode aumentar ainda mais os riscos à saúde.
Você poderá estar aplicando algo que apenas prejudique a sua pele, e que deixe um aroma agradável por pouquíssimo tempo. Esse aroma desqualificado se deve ao fato da concentração do produto, que não é a mesma de um produto original.
Veja mais: Efeitos da desidratação: O que acontece quando você não se hidrata?
Produto sem controle de qualidade
Um produto sem controle de qualidade, como um perfume falso, pode ser considerado um perigo intenso para a nossa saúde.
Pois quem garante que a composição não conta com agentes extremamente nocivos e que trarão muitos efeitos negativos para a sua vida? Pois é! Será que vale a pena correr o risco?
Um produto sem qualidade poderá:
- Causar irritação na pele, como coceira, descamação e vermelhidão.
- Manchas na pele.
- Crises de alergia, como espirros, coriza e nariz congestionado.
Além destes efeitos “leves”, um perfume falso pode trazer riscos à saúde a partir do momento em que muitos fabricantes utilizam álcool combustível na composição, por ser mais barato. Este tipo de álcool é extremamente tóxico, e quando usado por muito tempo, pode inclusive desenvolver cegueira.
O barato pode sair caro
Sabemos que a situação financeira das pessoas nem sempre são as melhores. Muitas vezes nos vemos diante de desafios que nos põem à prova disso. Porém, correr riscos apenas para economizar um pouco mais é praticamente uma decisão incoerente.
Isso porque é como o velho ditado diz: o barato sempre sai caro.
Hoje você pode estar economizando com o preço do cosmético, adquirindo um perfume falso que pode trazer riscos à saúde. Amanhã, com os efeitos já acontecendo no seu corpo, é possível que você se veja diante de gastos com medicamentos e acompanhamento médico.
Além disso, um produto barato e falso – como um perfume – tende a ter uma duração muito menor do que os originais.
Consequentemente, há chances de que você acabe tendo que comprar muito mais vezes, igualando os preços do falso e do original, no agregado, e ainda adquirindo um produto duvidoso com uma composição que possa ser prejudicial à saúde.
Por isso, cuidado com o que você usa! Não vale a pena arriscar a sua saúde por isso.