A Declaração Anual do MEI é um documento de envio obrigatório a todos os microempreendedores individuais. Por meio dele, o empreendedor fica em dia com as suas obrigações com a Receita Federal.
No entanto, o prazo para a transmissão de todas as informações necessárias encerrou na última sexta-feira (31 de maio). Assim, milhares de microempreendedores se perguntam o que acontece no caso de quem perdeu esse prazo.
A seguir, entenda todas as consequências da falta de envio da Declaração Anual do MEI e o que fazer nessa situação.
Antes de tudo, é importante entender como funciona a Declaração Anual do MEI e a sua importância. Esse é um documento fundamental para a regularização da categoria.
Isso porque, ele conta com todas as informações sobre o faturamento do ano anterior, garantindo à Receita Federal que a pequena empresa se mantém nas regras de faturamento da categoria.
Além disso, com o envio da declaração, o MEI pode garantir o seu acesso aos mais variados benefícios da modalidade, como emissão de notas fiscais, participação de licitações, benefícios previdenciários e vários outros.
Para fazer a declaração este ano é preciso saber qual foi o seu faturamento bruto em 2023. Ou seja, o valor total das vendas de produtos ou serviços, sem descontar nenhuma despesa. Esse valor não pode ultrapassar R$ 81 mil por ano, que é o limite de faturamento para ser MEI.
Existem algumas situações que podem impedir o MEI a enviar a sua Declaração Anual. Geralmente, elas estão relacionadas com outras obrigações do empreendedor, como o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples).
Assim, caso o MEI não tenha regularizado a situação até o prazo final para envio da Declaração Anual, ele continuará impedido e sofrerá as consequências da falta de envio.
Vale ressaltar que, caso o MEI não tenha feito o envio da sua declaração, ele poderá sofrer consequências. Em primeiro lugar, ocorrerá a incidência de multa:
Além disso, ao perder o prazo final, o MEI fica com pendência na Receita Federal. Isso significa que ele perderá o acesso a diversas vantagens da categoria até que a sua situação esteja regular.
Mas, a boa notícia, é que ainda é possível enviar a Declaração Anual do MEI. Para isso, basta seguir os passos para envio normalmente.
Contudo, ao final do processo, o sistema irá gerar um boleto referente a multa. Assim, o empreendedor deve fazer o pagamento até a data de vencimento para regularizar a sua situação.
O processo para envio da Declaração Anual do MEI é simples e pode ser feito de forma 100% online. Para isso, o governo disponibiliza o Portal do Empreendedor.
Por meio do portal, os MEI’s podem ter acesso a informação e diversos serviços. A seguir, confira o passo a passo completo para o envio da declaração: