Estudos apontam que pequenas empresas que adotam padrões de gestão têm mais lucro, menos dívidas e investem mais.
Uma empresa quando identifica suas necessidades, consegue aprimorar sua gestão e aumentar as chances de sucesso.
Seguindo os 08 fundamentos da gestão para a excelência, as empresas podem montar seu próprio modelo de gestão.
Esses 08 fundamentos são um conjunto de valores e princípios que objetivam levar às empresas padrões internacionais de excelência, em organizações líderes de classe mundial.
Sobre os 08 fundamentos de Gestão, são eles:
É o entendimento e tratamento das relações de interdependência e efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, considerando o ambiente que interagem.
Definição, entendimento e estabelecimentos de acordo com as partes interessadas, assim como as inter-relações destas com as estratégias e processos, considerando perspectivas de curto e longos prazos.
Em busca de novos patamares, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo assim um ambiente favorável à criatividade, implementação de novas ideias, capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas, possibilitando assim a inovação.
Tem uma relação forte com a necessidade de promover mudanças, trata também da flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil e novas demandas das partes interessadas.
Trata dos valores e princípios organizacionais, e aborda a atuação dos líderes de forma ética, inspiradora.
Mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.
A empresa tem o compromisso de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente.
Compromisso de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para gerações futuras, através de um comportamento ético e transparente.
É uma abordagem da organização como um conjunto de processos que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas.
Estas devem buscar a eficiência e a eficácia nas atividades, de forma a agregar valores para a organização e as partes interessadas.
É um olhar para o alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais. Bem como resultados de processos que os potencializam e que atendam às necessidades e expectativas da organização e partes interessadas.
Esses são os fundamentos de uma boa gestão para sua empresa, mas se quiser aprofundar e se qualificar ainda mais, o Sebrae oferece cursos gratuitos voltados a gestão e administração do seu negócio.