Pedir para se desligar da empresa pode parecer difícil e até estressante, mas, com algumas dicas você poderá superar a situação da melhor forma. Para isso, fizemos este breve guia com algumas orientações que poderão lhe ajudar na sua decisão. Acompanhe e entenda.
Para pedir demissão é preciso compreender claramente quais são os seus motivos. Se eles forem pessoais, não cabe ao seu chefe saber detalhes sobre eles, porém, é importante ter em mente que alguma justificativa pode ser requisitada.
Não que você seja obrigado a dar satisfações, mas é de bom tom colocar em palavras uma razão para a sua demissão. Abaixo você compreenderá melhor.
Antes de qualquer coisa, converse com o seu chefe direto. Isto é, não se dirija diretamente ao RH, primeiro converse com quem é o seu superior direto. Fale sobre a situação de maneira objetiva, sem muitas delongas.
Depois de anunciar o pedido de demissão, aí sim você pode conversar, se abrir, etc., e poderá ir até o RH para dar continuidade ao processo.
Se você passou por alguma situação desagradável, não precisa ser irônico e tampouco agressivo durante o pedido de demissão. Afinal, é preciso manter o profissionalismo. Se o erro foi da empresa, existem meios legais de requerer os seus direitos. Não perca a razão apenas por orgulho. Fale do motivo de maneira clara, sem querer ser pejorativo, e pronto.
Agradecer a oportunidade de trabalho também pode lhe ajudar a pedir para se desligar da empresa. Você pode demonstrar a sua gratidão e até mesmo explanar quais foram os aprendizados que agregaram em sua vida.
Lembre-se de que mesmo que a experiência tenha sido “negativa”, você aprendeu algo estando naquele ambiente. Reconheça isso como um ponto positivo.
Ao reconhecer os pontos positivos, torne o momento mais agradável, explanando-os para o seu chefe direto. Comente sobre como você se sentia bem em alguns momentos, e vale até mesmo apontar quais “falhas” também contribuíram para a sua decisão.
O segredo é não querer tornar a empresa um “monstro”, mas sim, ajudar o gestor a encontrar as falhas e os gaps que podem vir a ser consertados mais tarde.
Pode ser muito deselegante você comentar com outras pessoas que você irá pedir demissão, antes mesmo de pedir de fato. Portanto, procure conversar com o seu chefe direto antes de qualquer coisa, a fim de evitar que as “fofocas” tornem o momento mais desgastante do que ele deveria ser.
Afinal, conservar esta informação até que ela se torne de fato verídica é uma forma de demonstrar respeito, comprometimento e profissionalismo. Tenha isso em mente na hora de pedir para se desligar da empresa e garanta uma demissão tranquila e sem grandes impasses.
Leia agora: Como se preparar para uma entrevista de emprego.