Você já ouviu falar no sistema GOV.BR? Trata-se de um site que reúne as informações de vários cidadãos ao redor do país, e que unifica os detalhes sobre o seu histórico. Com um único usuário e senha, o cidadão vai poder acessar uma série de serviços importantes em todas as áreas.
Mas afinal de contas, como é possível criar uma conta GOV.BR? De acordo com informações do governo federal, este procedimento é simples, e pode ser feito dentro de alguns minutos sem precisar sair de casa. Para facilitar a tarefa, separamos abaixo um passo a passo divulgado pelo governo federal com estas indicações.
Passo a passo para criar uma conta GOV.BR
- Primeiro, acesse o site clicando neste link, e logo depois clique no botão Crie sua conta gov br na tela inicial.
- Ative o certificado digital de pessoal física na máquina selecionando a opção Certificado Digital
- Marque a opção Li e estou de acordo com termos de uso e clique no botão Ler Certificado Digital
- Insira CPF e Nome. Logo depois, clique no botão avançar
- Selecione a opção desejada para ativar a conta (email ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Avançar.
- Digite o código de acesso enviado para o seu e-mail ou celular e clique no botão Avançar
- Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.
Finalizando o cadastro na conta GOV.BR
De acordo com as informações do próprio Governo Federal, o código em questão será enviado para o e-mail ou mesmo para o celular que foi registrado pelo próprio usuário. Por isso, certifique-se de inserir apenas os dados de contato com os quais você tenha acesso.
O cidadão precisa visitar seu e-mail ou verificar a caixa de mensagens do seu celular. Insira a numeração enviada. O sistema pedirá que o usuário crie uma senha de acesso. O indivíduo pode criar uma do zero ou pode ainda pegar algumas dicas dadas pelo próprio site.
Pronto. A conta no sistema da plataforma Gov.br está oficialmente criada. A partir daí, o cidadão terá a oportunidade de consultar as suas informações básicas, além de usar o mesmo login para uma série de outros aplicativos do Governo Federal.
Para que serve a conta GOV.BR
Mas afinal de contas, para que serve uma conta GOV.BR? De acordo com o governo federal, este login é muito importante para uma série de motivos. Veja abaixo alguns deles:
- Apresentar pessoalmente os seus documentos digitais, como CPF e CNH digital, quando você for solicitado;
- Acessar a sua declaração pré-preenchida de imposto de renda (IRPF) através do E-CaC;
- Inscrever-se no ENEM, SISU, FIES, PROUNI dentre outros serviços de Educação e Pesquisa;
- Acessar o portal do eSocial para emitir a guia de previdência social do empregado (GPS);
- Emitir e consultar sua Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
- Realizar sua Prova de Vida digital utilizando o reconhecimento facial no aplicativo gov.br;
- Acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para consultar o licenciamento dos seus veículos, suas infrações e ter em mãos a CNH digital;
- Consultar e apresentar o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da ANAC;
- Acessar serviços do SUS através do ConecteSUS (vacinas, exames, medicamentos e histórico de saúde);
- Assinar documentos digitais com a assinatura eletrônica avançada gov.br;
- Consultar documentos militares como o certificado de dispensa de incorporação, de reservista, de alistamento militar;
- Acessar o portal do Meu INSS para agendar perícia, solicitar extrato de contribuição CNIS, pagamento de benefícios, simular aposentadoria;
- Assinar livros empresariais e documentos digitais no registro de atos para enviar às juntas comerciais de diversos estados;
- Fazer denúncias e críticas no Fala.br.
- Acessar o Portal de Serviços do Rio Grande do Sul;
- Acessar o Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.