Passar roupas é uma das atividades domésticas que poucas pessoas gostam de fazer, tendo em vista a dificuldade em alisar, virar, passar de novo e conferir se está bem lisinho. Por isso que, hoje, vamos dar 5 dicas para passar roupas com mais facilidade.
Para facilitar o trabalho de passar roupas, você precisa pensar neste processo desde o momento da lavagem, pois recolher do varal e ir passar a roupa é, de fato, um trabalho bem chato.
As dicas que daremos hoje vão ajudar na atividade de passar a roupa com maior facilidade, tornando o seu trabalho bem mais fácil e rápido.
5 dicas para passar roupas com mais facilidade
Dica 1: Não encha demais a máquina com roupas
Coloque na máquina a quantidade de roupas recomendada pelo fabricante, pois se você encher a máquina com muitas roupas, elas tendem a sair enroladas umas nas outras. Nesse caso, as roupas ficam mais amassadas do que o normal, além de você levar mais tempo para pendurá-las no varal.
Ao retirar a roupa da máquina, você terá o trabalho de desenrolar e separar as roupas para, só então, estender no varal.
Dica 2: Chacoalhe bem as roupas ao retirar da máquina
Sabe quando nossas avós sacudiam as roupas para estender no varal? Elas estavam certíssimas! Chacoalhar as roupas ajuda a deixar o tecido mais liso e esticado.
Então, ao retirar da máquina, sacuda as roupas vigorosamente para que as peças fiquem esticadas e facilite na hora de passar a roupa.
Para pendurar as roupas no varal vale se atentar para:
- Estenda bem as roupas e use prendedores de roupa para cada peça, assim, você contribuirá para que a roupa fique bem lisinha na hora de passar. Além disso, saiba que, se você usar um prendedor para cada duas peças, como muitas pessoas acabam fazendo, as beiradas da roupa ficarão sobrepostas umas nas outras e, por isso, vai demorar bem mais para secar;
- Coloque as roupas que mais amassam em cabides, pois, assim, as peças ficam mais fáceis de passar;
- No caso de peças grandes como lençóis e toalhas de banho, estique bem cada uma delas, pois isso tornará mais fácil para passar elas com o ferro.
Dica 3: Dobre as peças de roupa quando você tirar do varal
Procure sempre dobrar as roupas assim que você as tira do varal, evitando assim que elas fiquem amassadas neste processo.
Se você retirar as peças do varal e simplesmente jogá-las em cima da tábua de passar, ou em outro lugar, elas vão ficar mais amarrotadas do que o normal, dificultando na hora de passar a roupa, demorando mais o processo.
No caso de itens grandes, como lençóis e toalhas de banho, procure dobrar e deixar separado das demais. Assim, o peso deles não vai incidir sobre as outras roupas.
Dica 4: Recolha do varal as peças de roupas levemente umedecidas
Esta atitude faz com que as roupas fiquem mais fáceis de passar com o ferro. Saiba o momento certo de retirar as peças do varal: levemente úmida significa quase seca. A umidade da roupa ajuda a desamassar as peças com o ferro de passar.
Mas, se você esqueceu de tirá-las do varal quando estavam ainda um pouco úmidas, sem problemas, pois é possível recorrer ao produto conhecido como passa-fácil, vendido em supermercados. Ele promete desamassar as roupas com maior facilidade!
Você pode também recorrer às receitas caseiras para umedecer as roupas. Basta colocar água em um borrifador e acrescentar um pouco de amaciante. Assim, é só borrifar nas roupas antes de passar. Além de ajudar a desamassar, você ainda terá a roupa cheirosa.
Seja qual for a sua opção para umedecer a roupa, não esqueça de passar e deixar terminar de secar antes de guardar no armário. Caso contrário, a umidade será ambiente próprio para fungos e bactérias.
Dica 5: Aproveite a temperatura do ferro de passar roupas para economizar luz
Antes de ligar o ferro de passar roupas, separe as peças pelo tipo delas: roupas íntimas, peças mais finas, camisetas, toalhas de banho e rosto, calças e lençóis e etc.
Ao ligar o ferro na tomada, comece passando as roupas íntimas (se você costuma passar) e também as roupas mais finas, que não precisam de muita temperatura para ficarem mais lisinhas. Logo após, passe as outras peças usando a mesma regra: as que necessitam de mais temperatura deixe por último.
Por fim, agora é só usar as nossas dicas e faça as pazes com o ferro de passar roupas de uma vez por todas!