Os parônimos e os homônimos estão próximos em virtude das semelhanças ortográficas e fonéticas entre um ou duas palavras distintas. Eles possuem significados diferentes, pois apresentam pequenas incongruências entre eles.
Parônimos
Parônimos são os vocábulos que se aproximam da homonímia, porém pelas sutis distinções de ortografia ou de pronuncia não chegam à tal condição. Estes termos expõem algumas semelhanças entre si que nos levam a confundir a própria escrita, fala ou uso sintático. Alguns exemplos são:
- Fosforescente e fluorescente
- Eminente e iminente
- Descrição e discrição
- Emigrar e imigrar
Todos as palavras acima existem e possuem significados próprios. Contudo, não é raro o emprego equivocado destas e de outras palavras que nutrem a mesma relação entre si.
Homônimos
A etimologia de homônimo quer dizer “o que tem o mesmo nome”. Na gramática e na linguística, por extensão, homônimo quer dizer cada uma de duas ou mais palavras de significados diferentes, porém de grafia idêntica. Muitas vezes, inclusive, a fonética é também semelhante, o que contribui para que palavras homônimas sejam confundidas entre si.
Entretanto a tipos de homônimos, os perfeitos, os homófonos e os homógrafos. Os perfeitos possuem tanto a grafia quanto a sonoridade idênticos, quando o significado permanece outro. Alguns exemplos de homônimos perfeitos são:
- Morro (relevo) e morro (verbo morrer)
- Rio (curso de água) e rio (verbo rir)
- São (de saudável ou lúcido) e são (verbo ser)
Já os homônimos homófonos possuem grafia distinta, porém fonética idêntica:
- Seção (partição) e sessão (período)
- Concerto (musical) e conserto (reparo)
- Mau (bom) e mal (bem)
Por fim, os homônimos homógrafos são:
- Acerto (“Ê”, correção) e acerto (“é”, verbo acertar)
- Sede (“ê” vontade de beber) e sede (“é”, matriz)
- Sobre (“ô”, acerca de) e sobre (“ó”, verbo sobrar)
Por enquanto é só. Continuem estudando e lembrem-se muitas vezes a melhor maneira de conhecer essas características e peculiaridades das palavras é estudar acompanhado de um dicionário. Bons estudos e até!