Conseguir parar de roer unhas é, sem dúvidas, um grande desafio para muitas pessoas. Afinal, o hábito é tão enraizado na rotina que pode ser difícil encontrar forças de pará-lo o quanto antes.
Por isso, pensando nesse tipo de realidade, reunimos 7 dicas com o intuito de ajudar você nessa jornada importante. Não deixe de conferir!
7 dicas que podem ajudar a parar de roer unhas
Parar de roer as unhas parece longe da sua realidade? Então veja algumas considerações que podem, talvez, ajudá-lo a encontrar novos caminhos diante desse hábito nocivo:
1. Distrair as mãos
Quando você sente que está com muita vontade de roer as unhas, que tal buscar distrair as suas mãos? Para isso, você pode investir em atividades manuais, como corte e colagem, pintura, tricô, entre outros. No dia a dia, como no trabalho, uma bolinha anti-estresse pode ajudar a minimizar o movimento de levar as mãos à boca.
2. Manter as unhas curtas
Tente manter as unhas curtas enquanto você faz o “desmame” do hábito de roê-las. Assim, torna-se mais difícil roer a unha durante o dia, pois fica mais, digamos, “inacessível”.
3. Usar luvas em momentos cotidianos
Se você percebe que é muito difícil parar de roer unhas, considere começar a usar luvas em momentos cotidianos. Use para trabalhar, estudar, cuidar da casa, etc. Além de proteger as mãos na hora de uma faxina, por exemplo, você também estará se impedindo de roer as unhas.
4. Usar esmalte com sabor desagradável
No mercado farmacêutico é possível encontrar alguns tipos de esmalte específicos para quem quer parar de roer unhas. Esses esmaltes normalmente têm um sabor bem desagradável, e alguns até aplicam pimenta na composição. Assim, toda vez que você colocar as unhas na boca irá sentir o sabor ruim e se lembrará de parar a ação.
5. Identifique os gatilhos para combatê-los
Você já parou para avaliar quais podem ser os gatilhos que estão fazendo com que você roa as unhas com frequência? Então chegou o momento de verificar isso! Será que você está roendo as unhas quando está ansioso, bravo ou entediado?
Ao detectar os gatilhos, pode ser mais fácil combatê-los ou até mesmo se preparar para combater o desejo de roer unhas que virá – caso o gatilho, em si, não possa ser evitado.
6. Solicite um toque dos seus amigos e familiares
Às vezes, o hábito de roer unhas está tão enraizado em sua rotina que você nem se dá conta desse comportamento. Portanto, pedir ajuda aos amigos e familiares, para que eles avisem você quando começar a roer novamente, pode ser uma forma de se manter mais atento e combater a ação.
7. Crie um esquema de recompensa
Você ficou X horas sem roer as unhas? Ótimo, recompense-se! Você está conseguindo se manter forte e venceu mais um dia com foco nos objetivos? Recompense-se! As recompensas podem ajudar na automotivação e promover maior foco nos seus objetivos. Vá em frente e comemore cada vitória!