A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, registrou na madrugada desta segunda-feira (19) longas filas de pessoas que esperavam pelo recebimento do Auxílio Emergencial. Não era o auxílio do Governo Federal. Mas era um auxílio de R$ 150 da Prefeitura Municipal.
Na verdade, esse auxílio está indo para o bolso das pessoas na forma de um carnê de alimentação. Para pegar esse dinheiro, essas pessoas poderiam se inscrever no site oficial da Prefeitura Municipal. Mas de acordo com a própria Prefeitura, isso não deu certo.
É que o site oficial do sistema não suportou tanta procura pelo Auxílio. Por isso, o Governo municipal decidiu mudar a estratégia. Agora, as inscrições para o programa estão acontecendo de forma presencial. Por isso, muita gente decidiu ir mais cedo para as portas dos mercados que estão distribuindo essas inscrições.
Pelas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver que as pessoas estão se aglomerando na espera pelo benefício. Durante a madrugada, várias mães de família levaram lençóis e colchões para conseguir dormir no local. Algumas delas, aliás, levaram até os seus filhos pequenos já que não tinha com quem deixá-los.
Isso tudo levantou uma preocupação sobre a questão da aglomeração neste momento. “Não adianta falar que não vai ter aglomeração, que vai ter sim. Quem precisa vai madrugar, quem estiver passando necessidade madruga”, disse uma das mães que estavam no local em entrevista para uma emissora local.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura disse que está ciente de tudo o que aconteceu durante esta madrugada. De acordo com o Governo local, a mudança no processo de inscrição aconteceu para facilitar a vida das pessoas. É que, como dito, o sistema não suportou tanta procura da população local.
Sobre as aglomerações, a Prefeitura disse que vai tentar conseguir uma maneira de evitar que elas voltem a acontecer. Mas os gestores não explicaram como irão conseguir fazer isso de fato. Até a publicação desta matéria, pelo menos, eles não deram nenhuma explicação adicional.
Só o que se sabe é que eles irão continuar distribuindo cerca de 1.500 senhas por dia para as pessoas que quiserem o benefício. Quem chegar depois do fim dessas fichas não vai mais poder passar por esse atendimento no dia. Isso explica portanto o motivo de muitas mulheres decidirem ir para as filas logo pela madrugada.
Fila para receber Auxílio
Quem também está com um nível de preocupação alto por causa dessas aglomerações é a Caixa Econômica Federal. E aí neste caso nós estamos falando do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Logo depois do início dos pagamentos, grandes cidades registraram grandes filas para receber o Auxílio.
É justamente para tentar evitar isso que a Caixa só vai liberar os saques desse novo Auxílio algumas semanas depois da liberação do dinheiro. O objetivo é portanto que as pessoas não se aglomerem nas portas das agências em um dos piores momentos da pandemia até aqui.
Mas além disso, analistas políticos afirmam que as imagens de pessoas dormindo em portas de mercados para conseguir um auxílio mensal de R$ 150 revela que a situação não está nada fácil para muita gente. Com a piora da pandemia, os fechamentos dos serviços e o fim do Auxílio Emergencial, muita gente passou a ter que conviver com ainda mais dificuldade.