Paradigmas Organizacionais – Veja por outro ângulo
Você sabe o quanto os paradigmas influenciam nas estratégias que são usadas atualmente por gestores? Saiba a importância de mudar os paradigmas de forma objetiva.
A Teoria dos Paradigmas
São os paradigmas que trazem as organizações as bases sólidas que serão usadas posteriormente para elaborar estratégias.
Na administração, os paradigmas mudam a todo instante, uma vez que são influenciados pelas mudanças econômicas, tecnológicas e socioculturais.
No que diz respeito à gestão de uma empresa, se o paradigma estiver adequado, a percepção de realidade organizacional fica mais realista.
Um paradigma pode ser definido por um conjunto de valores, crenças e técnicas. Quando há uma pobreza paradigmática há limitação do conhecimento, e dificuldade em evoluir e aprender sobre a gestão de uma empresa.
Duas visões de paradigma
O paradigma é conceituado de duas formas:
Como um modo de ver, uma visão totalitária da realidade.
Referência à organização social da ciência, ou seja, uma forma de pensar sobre resolução dos problemas, como uma escola de pensamento.
Um paradigma funciona como uma visão que diz sobre o que será útil quanto as tomadas de decisões.
Se for escolhida uma ferramenta errada, certamente o problema não estará na ferramenta, mas sim na visão de quem fez a escolha.
Novos paradigmas, novas teorias
Assim sendo, para que novas teorias sejam construídas, assim como novos modelos ou instrumentos devemos nos abrir a novos paradigmas.
Isso em razão de utilizar as ferramentas adequadas e de forma correta.
Partindo do princípio de que são os novos paradigmas que trazem as inovações ao mercado, decerto são fundamentais para a administração das empresas.
Assim como a teoria é usada na prática, os paradigmas também são. A forma de enxergar diz sobre a capacidade de crescimento de uma empresa, são os paradigmas que dizem se a empresa alcançará o objetivo que possui quanto à visão e ainda, se a cultura comporta ou não a inovação.
São os velhos paradigmas que influenciam na falência das empresas por conta de processos amarrados e aversão a novidades tecnológicas.