Muita gente acredita que para emagrecer é preciso cortar carboidratos e, embora a diminuição desse nutriente seja interessante, é preciso ter cautela. Afinal, o corte abrupto poderá causar efeito rebote e até mesmo fazer com que a pessoa perca massa muscular.
Por isso, saber equilibrar o que é consumido é essencial para uma dieta saudável e que realmente lhe ajude a emagrecer.
Para que você possa compreender tudo com detalhes, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.
Ao pensar que para emagrecer é preciso cortar carboidratos, o que lhe vem à mente?
Provavelmente você deve estar pensando na restrição alimentar e no corte praticamente total de alimentos com carboidratos, não é mesmo? Pois é!
O problema surge exatamente por conta da restrição alimentar. Ao cortamos abruptamente o consumo de carboidratos, estaremos desencadeando efeitos em nosso organismo que irão atrapalhar o nosso emagrecimento. São eles:
Pare e pense na seguinte situação: Quando nosso corpo ingere algum alimento, parte dele é extraído (vitaminas, nutrientes, minerais, etc.) para suprir as nossas necessidades vitais. A partir do momento em que determinado alimento é consumido de maneira escassa, nosso corpo passará a armazenar, cada vez mais, o mesmo.
Ou seja, se antes ele gastava energia e gordura para manter a nossa saúde em dia, pensando que mais tarde consumiríamos determinado alimento novamente, agora ele precisa “racionar” o que é gasto.
Trazendo isso para a realidade do carboidrato, antes o metabolismo podia queimar calorias e gastar energia de acordo com as necessidades saudáveis do corpo. Porém, a partir do momento em que há o corte do carboidrato, o corpo terá que reter o mesmo por muito mais tempo em nosso organismo, a fim de manter a saúde sempre em dia.
Como consequência, a taxa metabólica diminui e, a partir disso, o processo de emagrecimento é ainda mais difícil.
Seguindo o mesmo raciocínio acima, a perda de massa muscular também tende a ser outro efeito colateral do corte de carboidratos.
Como mencionamos, o corpo precisará suprir a falta do nutriente, e o mantimento de gordura e carboidrato (diminuindo a taxa metabólica) é uma forma de garantir isso.
Mas, além disso, “gastar a massa muscular” também será uma alternativa para o corpo que, diante de uma alimentação escassa, deverá encontrar uma forma de manter suas funções sem provocar a rápida desnutrição.
Se você quer emagrecer com saúde, sabe que as restrições podem, em um momento ou outro, provocar a compulsão alimentar, não é mesmo?
Isso se deve ao fato de que você estará muito tempo sem consumir algo que gosta e, a partir disso, o corpo passará a provocar cada vez mais fome e desejo desse tipo de alimento.
Como consequência, se você fizer um “lanche livre” na semana, a tendência é que consuma em demasia e sem se dar conta da quantidade, fazendo com que toda a sua dieta vá por água baixo.
Por conta de todos esses fatores, é errôneo dizermos que para emagrecer é preciso cortar os carboidratos. Mas sim, é preciso que cortemos os carboidratos simples, como a farinha branca, os biscoitos, doces, bolos, etc., trocando-os sempre por opções integrais e mais saudáveis.
Além disso, considere estabelecer uma dieta com o auxílio de um nutricionista, pois dessa forma você com certeza criará um cardápio muito mais saudável e nutritivo. Invista na sua saúde da maneira certa!