A declaração do Papa Francisco sobre a inteligência artificial, feita para o Dia Mundial da Paz, chamou a atenção dos fiéis. O pontífice de 86 anos compartilhou seu parecer sobre o tema, alertando para possíveis efeitos nocivos da tecnologia.
Francisco divulgou sua mensagem para a data com bastante antecedência. Para os católicos, o Dia Mundial da Paz cai sempre no primeiro dia do ano novo. Assim sendo, veja a seguir qual a opinião dele sobre a Inteligência artificial.
Declaração do Papa Francisco sobre inteligência artificial: veja
Com relação a declaração do Papa Francisco sobre inteligência artificial, o pontífice foi bastante enfático. De acordo com ele, é necessário que a conceitualização e o uso da inteligência artificial seja feita de forma responsável. Conforme sua opinião, essa tecnologia precisa estar “a serviço da humanidade e da proteção de nossa casa comum”.
O papa falou a respeito das “possibilidades disruptivas e efeitos ambivalentes da IA”. Conforme suas observações, o uso desse tipo de tecnologia deve estar pautado de forma ética “ao âmbito da educação e do direito”. Suas declarações chamaram a atenção dos fiéis.
Outro ponto defendido pelo pontífice foi a necessidade de evitar que novas tecnologias ajudem a disseminar a violência e a discriminação. Dessa forma, Francisco reiterou a necessidade de “proteger a dignidade da pessoa e o cuidado de uma fraternidade verdadeiramente aberta a toda a família humana”.
A igreja católica e a tecnologia
A surpreendente declaração do Papa Francisco sobre a inteligência artificial chama a atenção por vários motivos. Um deles é o fato de que o pontífice já admitiu, ainda em 2015, não estar ciente de como um computador funciona. Por outro lado, mostra-se atento a tudo o que acontece no mundo atual, sobretudo em termos de tecnologia.
Uma prova disto é a união da Igreja Católica com a Microsoft e a IBM, marcas líderes globais no segmento tecnológico. Em 2020, foi firmada uma parceria entre as três partes, com o objetivo de promover o desenvolvimento ético da inteligência artificial.
Além disso, o diálogo entre as três partes também trouxe perspectivas sobre a regulamentação de certas tecnologias. Nesse sentido, houve grande ênfase para fatores como o reconhecimento facial. Afinal de contas, trata-se de algo bastante presente na sociedade atual.
Outras considerações importantes
Antes de divulgar a mensagem pelo Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco realizou uma missa na última segunda-feira (07) em Lisboa. Ele falou para mais de 1,5 milhões de fieis durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Na ocasião, o pontífice destacou o papel da juventude para o futuro do mundo e da fé cristã. Além disso, também acenou positivamente para as causas LGBTQIA+ e ressaltou ainda a importância de zelar pelos mais jovens.
A partir dessas informações, a declaração do Papa Francisco sobre a inteligência artificial acaba fazendo sentido. Afinal de contas, ele tem usado de sua influência e sua voz para refletir sobre temas atuais e bastante pertinentes no mundo atual. Assim sendo, pode-se dizer que o pontífice tem uma visão progressista sobre a sociedade.