Pandemia: 49% dos jovens já pensaram em desistir do Enem 2020
A pesquisa “Juventude e Pandemia do Coronavírus” foi lançada nesta semana e ouviu 33.688 jovens de 15 a 29 anos de todo o Brasil
Uma pesquisa realizada em conjunto pela Unesco, Conselho Nacional da Juventude (Conjur), Aliança em Movimento e Fundação Roberto Marinho aponta que 49% dos jovens já pensaram em desistir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa “Juventude e Pandemia do Coronavírus” foi lançada nesta semana e ouviu 33.688 jovens de 15 a 29 anos de todo o Brasil. Os dados revelam que a instabilidade, tanto financeira como emocional, causada pela pandemia, levaram à incerteza dos jovens sobre a realização do exame.
Além disso, 28% dos entrevistados pensaram em deixar a escola, e 32% afirmam que falta um ambiente tranquilo para estudar em casa.
Os números apresentados na pesquisa são reflexo das dificuldades financeiras enfrentadas pelos estudantes em meio à pandemia. Quatro em cada dez participantes indicam ter diminuído ou perdido sua renda. Cinco em cada dez mencionam que suas famílias tiveram essa redução.
A nova realidade para os jovens fez com que 33% dos entrevistados buscassem alguma maneira de complementar a renda. O fator faz com que, muitas vezes, o estudo fique em um segundo plano.
Por consequência, sete em cada dez participantes disseram que seu estado emocional piorou por causa da pandemia e as dificuldades com ela enfrentadas. *Com informações do G1.
Enquete do Enem
Aberta no último sábado (20), a enquete com a escolha das datas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi alvo de reclamações de estudantes de diversas partes do país. Nas redes sociais, os participantes relataram dificuldades para acessar a enquete.
Após pressão da sociedade civil e entidades, que pediam o adiamento do Enem devido à suspensão de aulas provocada pela pandemia do novo coronavírus, o governo anunciou que as datas do exame seriam escolhidas pelos próprios participantes. As opções são em dezembro, janeiro e maio.
Os candidatos terão até 30 de junho para escolher uma das três opções de datas: a primeira prevê provas em dezembro deste ano e janeiro de 2021; a segunda opção traz provas em janeiro de 2021; a terceira, provas em maio de 2021.