A Copa do Mundo costuma aumentar o interesse dos consumidores em fazer compras e neste ano a Black Friday acontecerá simultaneamente. A expectativa é que o maior evento esportivo do mundo impulsione as vendas. Por isso, as tecnologias de pagamento vão ser fundamentais para atrair o interesse dos consumidores.
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O Pix deve ser o protagonista durante o período, visto que concede descontos para os consumidores. A tecnologia registrou um aumento de 20,3% no último mês de junho, movimentando R$ 31,35 milhões contra R$ 26 milhões do mês anterior.
Segundo dados da Provu, 86,7% dos lojistas vão participar da Black Friday e pretendem incentivar o uso de um meio de pagamento específico para atrair maior interesse do público. A pesquisa aponta que 51,8% vão priorizar boleto ou Pix parcelado; 23,2%, cartão de crédito parcelado; 7,1%, dinheiro; 7,1%, Pix; boleto à vista (3,6%), carteiras digitais (1,8%), cartão de crédito à vista (1,8%) e cartão de débito (1,8%).
Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, a diversificação dos meios de pagamentos é essencial para atingir grandes números de vendas. “Hoje é essencial que os serviços disponibilizem inúmeras soluções de pagamentos para oferecer uma experiência ao cliente que melhor se adapte às suas necessidades”, diz. “A inovação é necessária. Reinventar-se a todo instante e buscar soluções que facilitem os processos de pagamentos é fundamental.”
De acordo com a GfK, os itens mais citados na intenção de compra são bebidas (34%), cerveja (21%) e TVs (19%). As vendas no e-commerce devem chegar a R$ 6,05 bilhões, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões neste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Já segundo a MGID, plataforma de publicidade, os gadgets continuam sendo os produtos de maior interesse dos internautas como os eletrônicos: celulares, notebooks, games e fones de ouvido. Os eletrônicos de forma geral foram os mais procurados em artigos pelos internautas.
No período mencionado houve aumento de mais de 300% no acesso de artigos dessa categoria. Entre os eletrônicos, os celulares foram os que tiveram mais busca de um mês para o outro, seguidos por fones de ouvido (98%), games (21%) e notebooks (8%).
O interesse por games foi destacado também recentemente na “9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB)”, levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no Brasil, que revelou que 74,5% da população do país afirma jogar games em 2022, um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
É importante destacar também o interesse das pessoas na Black Friday. O número de artigos na Internet que as pessoas estão lendo mencionando a data e promoção aumentou mais de 43% entre setembro e outubro, sendo que quase 3 mil artigos mencionam promoção ou desconto relacionado à Black Friday.
Segundo a pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com a Toluna, 65,5% das pessoas que pretendem comprar produtos na data são fãs de futebol, enquanto 87%, dos que costumam realizar compras, admiram o esporte. A iniciativa busca entender o ponto de vista dos consumidores para auxiliar marcas a adequarem suas estratégias de venda.
Vinicius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas, diz que as vendas durante o evento esportivo vão depender muito do segmento do varejo, já que o interesse em comidas e bebidas devem aumentar as saídas, considerando que, além da Black Friday, também há o Natal. Por outro lado, durante os dias de jogos da seleção, a atividade comercial e a circulação de pessoas reduzem drasticamente, o que deve prejudicar o aquecimento dos pontos presenciais de venda.
“Os setores mais afetados devem ser os que dependem de crédito, como o de eletroeletrônicos. As exceções são televisões e celulares, por conta da Copa, que historicamente demanda mais aparelhos para transmissão”, diz ele, em artigo. Este ano, uma pesquisa da Apoema indica que 24% dos torcedores pretendem comprar uma nova TV. A chegada do 5G também deve contribuir para o aquecimento de vendas de smartphones no quarto trimestre do ano, com um salto esperado de 30% e 40% na aquisição dos aparelhos.
Ele diz que a conjunção de três sazonalidades não é ideal, uma vez que em datas distintas poderiam ter seu potencial explorado ao máximo. Porém, a situação deve tornar o período um dos mais potentes para o varejo brasileiro, atingindo recordes de vendas.