Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão os pagamentos referente a mensalidade do mês de novembro.
Veja também: INSS espera que fila de 1,8 milhão de brasileiros se regularize em janeiro
Na quarta-feira (24), foi iniciado o calendário dos segurados que recebem até um salário mínimo (R$ 1.100, em 2021). Já os que ganham um benefício maior, terão acesso a quantia somente após o dia 1º de dezembro.
Os repasses ocorrem de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social) antes do dígito. Confira os calendários do INSS a seguir:
Para os beneficiários que recebem um salário mínimo:
Para os beneficiários que recebem mais que um piso nacional
Devido ao reajuste anual do salário mínimo, a partir de 2022 os segurados do INSS receberão um novo valor. Segundo a projeção mais recente, o piso nacional do próximo ano pode chegar a R$ 1.210,44. Essa quantia pode ainda ser alterada, conforme a variação da inflação de 2021.
Devido a antecipação do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2020 e 2021, parlamentares desenvolveram uma proposta para criação de um 14º salário ou 13º salário em dobro.
No ano passado a medida não ganhou apoio suficiente para ser liberada e este ano segue em tramitação no Congresso Nacional. Com a antecipação do abono natalino, os segurados ficarão sem uma renda extra no fim do ano.
Pensando nisto, a relatora do projeto de lei do 14º salário na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, deputada Flávia Morais, apresentou um substituto. O texto sugere que o pagamento do novo salário extra seja disponibilizado até 2023.
Um dos motivos para a criação do benefício foi a antecipação do 13º salário. Desta forma, receberão o abono os mesmos segurados que receberam o benefício natalino, sendo:
Em contrapartida, não terão acesso ao possível 14º salário: