Economia

Pagamento da 2ª parcela do 13º salário começou; veja como receber

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a distribuir a segunda parcela da antecipação do 13º salário nesta quinta-feira (24). Isso significa que os aposentados e pensionistas devem ficar atentos a quantia a mais depositada junta ao seu benefício mensal.

Valor do 13º do INSS

A quantia liberada pelo INSS varia de acordo com a categoria do benefício do segurado. Desta forma, aqueles que recebem um salário mínimo, já receberam 50% do 13º salário em maio e devem ganhar os outros 50% neste mês.

Já aqueles que recebem da Previdência um benefício próximo ao teto do INSS (R$ 6.444), em maio também receberam a metade do valor do seu 13º e, em junho, caso sejam contribuintes do IRPF, devem ter o pagamento descontado conforme as taxas da Receita Federal.

Segurados que recebem o 13º do INSS

De modo geral, recebem o salário natalino todos os segurados que recebem benefício fixos pelo instituto. Sendo assim, todos os tipos de pensões e aposentadorias estão inclusos, além dos atendidos pelo salário maternidade e pelo auxílio doença. Confira:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Lembrando que os beneficiários que recebem o BPC, por lei, não têm direito ao pagamento do 13º salário. Embora o benefício conceda um salário fixo de R$ 1.100 (piso nacional), a legislação não permite a concessão do salário natalino, uma vez que há limitação orçamentária.

Saque do 13º do INSS

Os cidadãos que recebem o 13º salário pelo INSS têm o benefício depositado na conta bancária cadastrada em sua base de dados. Neste sentido, o segurado deve resgatar o salário extra na mesma instituição que recebe o pagamento regular.

Calendário de pagamentos da segunda parcela do 13º salário

Benefício no valor de um salário mínimo

Dígito final 2ª parcela – Junho
1 24 de junho
2 25 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 02 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho

Benefício superior a um salário mínimo

Dígito final 2ª parcela – Junho
1 e 6 01 de julho
2 e 7 02 de julho
3 e 8 04 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho

Veja também: Pente fino do INSS: Confira quem vai passar pela revisão