Muitos cidadãos reclamam do tamanho da fila de espera do INSS com relação à análise para concessão de benefícios. Contudo, para sanar parte deste problema, o Governo Federal planeja diminuir a espera em breve. De acordo com Carlos Lupi, ministro da Previdência, o governo está preparando um mutirão a fim de agilizar as liberações dos benefícios, sobretudo os que dependem das perícias médicas, por exemplo, aposentadoria especial, auxílio-acidente, etc.
A iniciativa provavelmente começará pela região Nordeste, lá para o mês de março, onde se registra uma demanda maior. A intenção, de acordo com Lupi, é juntar diversos profissionais, ou seja, peritos do INSS, concentrando bem os trabalhos nos locais determinados por, aproximadamente, uma semana. Assim, os casos serão acelerados, com as análises feitas mais rapidamente.
Governo fará mutirão para diminuir fila de espera para concessão de benefícios do INSS
Os mutirões beneficiarão, sobretudo, as regiões onde há déficit de profissionais, como o interior do país. O órgão tem como meta a redução do tempo de espera para 45 dias, em média, até o fim de 2023.
Carlos Lupi diz que a organização do mutirão já está sendo feita. A secretaria que cuida da perícia médica e de áreas afins já está no processo de trabalho árduo. O ministro acredita que, no máximo no mês de março, haverá a execução do propósito por região.
Carlos Lupi até exemplifica que o ABC, em São Paulo, é uma das regiões que serão beneficiadas primeiramente. Então, ao longo de uma semana, cerca de 50 médicos peritos vão se deslocar para lá com toda a equipe. Essa ação certamente limpará a fila e, posteriormente, tudo já estará dentro da normalidade.
Como é que está o andamento da fila do INSS, antes de o governo preparar esse mutirão?
A fila que o ministro da Previdência, Carlos Lupi citou, inclui absolutamente todas as ofertas de benefícios que precisam de uma análise do médico perito para serem liberados. Como citamos acima, são bons exemplos a aposentadoria pela incapacidade permanente, o auxílio pela incapacidade temporária e o auxílio-acidente.
No momento, as filas para análise e concessão de benefícios podem variar entre 122 dias até 223 dias. Com a pandemia e interrupção temporária dos serviços públicos, a situação piorou consideravelmente nos últimos tempos. Além dessa enorme fila que os contribuintes precisam enfrentar, há aproximadamente 1,8 milhão de indivíduos que aguardam atualmente para serem atendidos por causa de algum serviço oferecido pelo INSS.
Alerta sobre saque de benefícios
O Governo Federal recentemente fez a divulgação de um alerta muito importante para pensionistas, aposentados e demais segurados da Previdência Social. O aviso é voltado para os familiares de beneficiários: eles pedem para que ninguém faça saques dos pagamentos após o falecimento do cidadão.
Tal recomendação também vale para pensão por morte do INSS. Se o falecido recebia algum tipo de aposentadoria ou pensão que será revertida para os dependentes, mesmo assim não se pode sacar antes dos trâmites legais.