Enem e Vestibular

OTAN: resumo sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte

OTAN: Aquilo que você precisa saber

A OTAN é uma organização entre países do hemisfério norte que foi criada no ano de 1949, durante a Guerra Fria.

O tópico é cobrado por questões de geografia, história e atualidades dos principais vestibulares do país. Ainda, a OTAN pode aparecer também na prova do ENEM ou em vestibulares militares.

OTAN: Introdução

A Organização do Tratado do Atlântico Norte, termo simplificado através da sigla OTAN, é uma aliança formada por 30 países. A organização foi criada no ano de 1949 e objetivava fornecer ajuda mútua em questões políticas e militares para os seus membros.

OTAN: Contexto Histórico

A OTAN foi criada no ano de 1949, dentro do contexto da Guerra Fria e em meio aos conflitos ideológicos entre EUA e URSS. A organização foi criada com o objetivo de fornecer ajuda mútua para os países banhados pelo Oceano Atlântico e localizados no hemisfério norte da Terra.

Ainda, o objetivo da criação da OTAN era conter a expansão do socialismo na Europa Ocidental e, ao mesmo tempo, aumentar a influência capitalista na região, criando, para isso, uma aliança que pudesse fortalecer os países capitalistas e membros em determinadas questões econômicas e militares. Além disso, devido ao contexto pós-Segunda Guerra Mundial, a organização também surgiu com base na necessidade de integração política europeia, impedindo o surgimento de uma nova guerra mundial.

A criação da organização foi primeiramente idealizada pelo Tratado de Bruxelas, assinado em 1948 pela Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Reino Unido e outros países europeus.

Um ano depois, em 1949, foi então assinado o Tratado de Washington, responsável por oficializar o surgimento da OTAN.

OTAN: Países membros

A OTAN conta com 28 países membros. São eles: Albânia, Bélgica, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Letônia, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Croácia, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Alemanha e Turquia.

OTAN: Objetivos

Oficialmente, a OTAN possui três grandes objetivos principais, que existem desde o ano de sua criação até os dias de hoje. São eles:

  • Garantir a segurança de seus membros através do uso da diplomacia ou da força militar.
  • Realização de ações políticas e diplomáticas para prevenir o surgimento de conflitos.
  • Realização de ações militares para garantir a segurança dos países envolvidos.

OTAN e o Brasil

Em 2019, o então presidente dos EUA, Donald Trump, decretou que o Brasil se tornaria um aliado extra-Otan, ou seja, um membro não oficial. Em termos práticos, a nomeação não abrange questões grandiosas, uma vez que os países aliados não tem poder de escolha. Especialistas afirmam que essa seria uma decisão somente comercial, visando estreitar as alianças comerciais entre os dois países.