Na próxima quinta-feira (19), o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados promoverá um debate sobre tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação, graduação e metodologias de ensino.
O debate acontecerá às 15 horas e contará com uma transmissão ao vivo e interativa pelo e-democracia.
O evento terá como relatoras as deputadas Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e Ângela Amin (PP-SC).
As parlamentares desejam obter informações e debater sobre diretrizes, planejamentos e programas para melhorar o nível da formação universitária no uso de TICs e metodologias de ensino inovadoras.
O debate é uma oportunidade durante a pandemia, afinal o uso da tecnologia se tornou fundamental no processo educacional, afirmam as deputadas.
Objetivo do debate
O evento tem como objetivo apresentar informações relevantes sobre o uso de TICs e metodologias de ensino inovadoras, veja abaixo os principais itens que serão discutidos.
- Atualização das normas curriculares para a incorporação ou aperfeiçoamento de tópicos relacionados a TICs, metodologias de ensino inovadoras e à cultura digital
- Dificuldades encaradas pelos estudantes, professores, pesquisadores e gestores nas universidades e institutos federais de ensino relacionadas a: (O uso de tecnologias da informação e comunicação na gestão; O desenvolvimento de TICs e metodologias de ensino inovadoras na formação superior, na pesquisa e na extensão).
- Analise crítica e perspectivas das estratégias em andamento para atender ao tema
- Exemplos de boas práticas ou modelos de sucesso
Convidados
Veja abaixo os convidados para o debate:
- A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro;
- A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes;
- O presidente do Conselho dos Reitores das Universidades, Waldemiro Grewski;
- O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Marcus Vinicius David; entre outros.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial: veja data do início dos saques da prorrogação.