O currículo do candidato deve ser construído de maneira objetiva para que seja assertivo dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual. Para que o seu currículo profissional se torne uma vitrine de sua trajetória, ele deve ser organizado, sucinto e objetivo.
O profissional de recrutamento e a seleção possui pouco tempo hábil para analisar o currículo do candidato. Por isso, quanto mais organizado visualmente for o seu currículo, maiores são suas chances de receber o convite para uma entrevista de emprego.
Seus dados pessoais devem considerar os meios de contato, evitando muitos telefones e muitos endereços de e-mail, por exemplo. Além disso, é importante que tenha cuidado para que o seu endereço de e-mail não contenha palavras diminutivas ou ofensivas.
O objetivo do candidato pode contemplar o seu cargo e nível hierárquico na sua área de atuação. Por exemplo: gerente de folha de pagamento; assistente de vendas; analista de relacionamento com o cliente; auxiliar de loja etc.
Descreva suas experiências profissionais de forma objetiva, evitando excessos. É viável para o candidato informar o nome das organizações nas quais trabalhou e o período de sua atuação.
Seja objetivo e faça pequenos apontamentos no que tange às suas experiências profissionais, considerando as atividades exercidas. Visto que o seu currículo será explorado durante uma entrevista, portanto, não é viável que ele seja extenso, sob o risco de ser descartado.
Sobre a sua escolaridade, seja claro e objetivo, informando cursos em andamento e cursos concluídos, considerando o nome da instituição de ensino e o período estudado, ou a previsão de término do curso atual. Além disso, caso o candidato possua algum curso de graduação interrompido, o status do curso no seu currículo deve ser atualizado.
Caso opte por resumir o seu currículo, é viável que crie algum tipo de relação entre suas habilidades comportamentais e as atividades exercidas em seus empregos anteriores. Visto que essa relação pode ser indireta, pois o mais importante é que o seu currículo profissional seja construído de forma objetiva, considerando a coerência das informações.
Não menos importante, atualize o seu perfil no LinkedIn, já que a plataforma é muito utilizada no mercado de trabalho atual. Além disso, preze pela ordem cronológica inversa das informações durante a elaboração do seu perfil profissional, priorizando dados atuais.