Devido às férias de dezembro, organizar as tarefas de fim de ano no trabalho pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Por isso, neste texto reunimos algumas dicas que podem ajudar na hora de lidar com esse tipo de situação. Acompanhe e inspire-se com as nossas considerações!
Dicas para organizar as tarefas de fim de ano no trabalho
Sabemos que organizar as tarefas de fim de ano no trabalho é algo trabalhoso e, em alguns casos, pode até nos deixar confusos. Por onde começar? Como priorizar? São tantos questionamentos que, às vezes, parece que “não saímos do lugar”.
No entanto, para encerrar o ano da melhor maneira possível, nada melhor do que sentar e planejar tudo com dedicação e paciência, concorda? Por isso, separamos algumas dicas para que esse momento de análise funcione com você:
1. Saiba o que exatamente precisa ser feito
Você já parou para analisar o que realmente precisa ser feito? Às vezes, nos sentimos dentro de uma “tempestade” de demandas e, na prática, não temos ideia de tudo o que devemos fazer. Além disso, pode ser que a quantidade nem seja tão exorbitante quanto imaginávamos.
Desse modo, tire um momento para fazer uma lista completa com todas as demandas que você tem pela frente. Depois, ficará mais fácil organizar as tarefas de fim de ano no trabalho.
2. Avalie o tempo para cada atividade
Avalie o tempo que você crê que levará para concluir cada atividade. Se possível, anote isso ao lado da tarefa na sua lista feita anteriormente. Dessa maneira, você poderá ter uma visão mais clara de toda a demanda que tem pela frente, podendo distribuí-las nos dias que restam de 2022.
3. Estipule prazos plausíveis
Com base no tempo que você levará para concluir cada atividade, considere estipular prazos plausíveis para concluí-las. Por exemplo, se uma tarefa pode ser feita em 30 minutos, por que não colocá-la para ser feita hoje? E as tarefas mais intensas, que levam dias, também podem ter prazos de acordo com o tempo que ela levará para ser executada.
Contudo, lembre-se também de considerar o tempo que foi estipulado na hora em que você fechou o trabalho com o seu cliente/chefe.
4. Abra mão do que for impossível e remaneje
Apesar de tentarmos organizar as tarefas de fim de ano no trabalho, às vezes vamos nos deparar com demandas acima daquilo que somos capazes de fazer. Faz parte. Admitir o equívoco de gestão é mais válido do que tentar fazer algo impossível e, no fim, entregar algo ruim para o seu cliente.
Obviamente, devemos sempre prezar pelos prazos que estipulamos para os outros, mas, se cometemos erros, devemos admitir e deixar isso claro, remanejando a situação para minimizar os prejuízos.
5. Delegue o que puder
Se porventura houver a possibilidade de delegar alguma atividade que está apenas sobrecarregando a sua agenda, não abra mão dessa oportunidade. Receber apoio de outra pessoa pode ser bem interessante e ajuda a desafogar a agenda na hora de organizar as tarefas de fim de ano no trabalho. Pense nisso! 😉