Dicas para organizar as ideias e pensamentos

Dicas para organizar as ideias e pensamentos

Nem sempre é fácil organizar as ideias e pensamentos. Às vezes, nos sentimos tão sobrecarregados com o que há em nossa mente, que podemos nos sentir sufocados. Além disso, o excesso de ideias pode causar um cansaço mental no fim do dia, que rouba a produtividade e o bem-estar.

Por conta dessa situação, trouxemos algumas dicas super simples e práticas para você começar a organizar os seus pensamentos. Confira e inspire-se com as nossas sugestões.

Dicas para organizar as ideias e pensamentos

As nossas dicas para organizar as ideias e pensamentos envolvem, principalmente, a arte de nomear o que é pensado e imaginado. Isto é, colocar em palavras o que estamos pensando pode ser um bom caminho para começar a organizar a nossa mente. Afinal, enquanto a enxurrada de ideias estão sendo despejadas em nossa mente, é difícil conseguir prestar atenção em uma ou outra coisa.

Por isso, escrever e pôr em palavras pode ser um caminho muito interessante. Veja como fazer isso:

1. Escreva livremente sobre o que está pensando

Um bom ponto de partida que pode ser considerado é o de escrever livremente sobre o que vem à mente. Você nem precisa, neste momento, pensar em lógica ou organização textual. Você pode, apenas, colocar em palavras as ideias, pensamentos e frases que vão surgindo em sua mente.

Não tenha pressa. Apenas vá escrevendo o que está pensando, sobre as mais diversas esferas da sua vida. Apenas depois de “despejar” essas ideias é que você pode transcrevê-las para os seus respectivos blocos: trabalho, família, relacionamento, casa, finanças etc.

2. Adquira o hábito de usar uma agenda

Além de escrever sobre o que se pensa, considere ter uma agenda. Você pode anotar na sua agenda aquelas pendências que surgem, do nada, na sua mente, e acabam, muitas vezes, roubando a sua paz e gerando ansiedade.

Assim, à medida que você “despeja” na agenda, mais espaço na sua mente você terá para organizar outros tipos de pensamentos importantes. Afinal, ao ler a sua agenda, mais tarde, poderá executar aquela pendência sem medo de esquecê-la.

3. Considere usar um bloco de notas

Da mesma forma que uma agenda pode ajudar a organizar as ideias e pensamentos, um bloco de notas também pode ter essa função. É o caso de você sentir que tem muitas pendências em mente, mas não pode organizá-las na sua agenda naquele momento. Aqui, escrever tudo em um bloco de notas para reorganizar mais tarde pode ser bem interessante – além de que isso esvazia a mente.

4. Considere a construção de mapas mentais

Os mapas mentais também podem ajudar na hora de organizar as ideias e pensamentos. Você pode criar mapas mentais para as mais diversas áreas da sua vida. Assim, é possível escrever as pendências, os objetivos, sonhos, metas, passos sendo executados e tudo o que você quiser, separando em um mapa mental estruturado.

No fim, isso pode lhe ajudar a ter uma visão mais clara de tudo o que foi feito, está sendo feito e precisa ser executado em uma determinada área da sua vida.

Consequentemente, as chances de organizar as demandas são muito maiores, concorda?

Esperamos que este conteúdo possa ter lhe ajudado. Até mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?