A organização financeira, principalmente nesse momento em que vivemos de incertezas e perdas financeiras, são extremamente importantes.
Antes de tudo, é necessário rever todo o cenário financeiro da empresa, desde os salários, que algumas empresas já estão reduzindo, até os gastos com materiais e fornecedores.
Além disso, é muito comum encontrarmos pequenos empreendedores, que acabam deixando as finanças um pouco de lado, para focar somente na produção e nas vendas.
Logo, encontramos o primeiro erro.
Inicialmente, será preciso ser feita toda uma análise da planilha do contas a pagar e a receber, registros contábeis, enfim todas as receitas e despesas.
Através disso, o empreendedor vai analisar o que precisa ser mantido, o que pode ser reduzido e o que vai ser cortado na sua organização financeira.
Dessa forma poderá:
Caso seja necessário realizar um empréstimo, o melhor a ser feito é pesquisar bastante antes taxas, juros e condições de pagamento.
Se a empresa estiver no positivo e ainda não tenha uma reserva financeira, chegou a hora de fazer esse investimento financeiro.
Hoje em dia existem diversas formas de fazer seu dinheiro render e em segurança.
Caso sua empresa ainda não faça uso de um sistema, ou conhecido também por ERP, é hora de investir nisso.
Um ERP é uma plataforma que integra os departamentos da empresa.
Portanto, ele é essencial para sua organização financeira, por ser todo automatizado, rapidamente você consegue um relatório sobre qualquer setor seja ele financeiro, vendas ou estoque por exemplo.
Algumas das vantagens de investir em um sistema são:
Controlar as datas de pagamento, prazos e contas a receber e a pagar, é muito importante.
Porém para uma boa organização financeira, é necessário esse controle e até mesmo para negociação de prazos com seus fornecedores.
Imagina que não tenha esse controle, e todas as suas contas a pagar caiam em apenas 1 dia do mês, você teria esse dinheiro em caixa para arcar com todas essas despesas? Provavelmente a resposta seria não né.
Pagar a contas em dia, é outro fator muito importante, além de manter seu nome sempre limpo e com crédito, evita o acumulo de juros e multas.
Logo, o setor financeiro é o coração da empresa, e precisa ser cuidado.
Por fim, se sua empresa está tendo dificuldades em controlar tudo isso, contrate a ajuda de uma consultoria especializada, eles terão todo o preparo necessário para ajudar a colocar suas finanças em ordem.
E você, tem cuidado do setor financeiro da sua empresa?