Atenção, concurseiros do Brasil! O edital nº 025/2025 já foi publicado, e as inscrições já estão abertas nesta quarta-feira (22/10). O processo seletivo visa o preenchimento para o cargo de guarda-vidas, com 33 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva para profissionais que desejam atuar na prevenção de afogamentos e salvamento de vidas nas praias da região. Confira mais detalhes!
Detalhes sobre o Processo Seletivo
Foi publicado, no Diário Oficial do dia 16 de outubro de 2025, o edital que estabelece as normas para o processo seletivo simplificado em caráter de urgência para a contratação temporária de guarda-vidas. São 33 vagas para guarda-vidas, além da formação de cadastro de reserva, visando atender às demandas da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).
Entre as atribuições do cargo, destaca-se a execução de tarefas de vigilância e salvamento na orla marítima do Município, observando os banhistas para prevenir afogamentos e salvar a vida de pessoas em perigo.
Requisitos para participar do Processo Seletivo
Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam atender aos seguintes requisitos:
- Ensino fundamental completo;
- Curso de Formação de Guarda-Vidas (CFGV) ou revalidação do curso (ARGV) atualizado, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.
Remuneração e carga horária
Confira o salário oferecido para o cargo de guarda-vidas, pela Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo:
| Cargo | Vagas | Carga Horária | Remuneração |
|---|---|---|---|
| Guarda-Vidas | 33 + CR | 200 horas mensais (regime de escala) | R$ 1.889,32 |
Inscrições para o Processo Seletivo de Guarda-Vidas

Imagem: Freepik
As inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Vitória (ES), devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na página da Prefeitura Municipal, entre hoje, 22 de outubro e 31 de outubro, considerando o horário de Brasília.
Etapas
O processo seletivo será realizado em três etapas:
- Preenchimento da Ficha de inscrição online, de caráter classificatório;
- Teste de Aptidão Física (TAF), ministrado pelo Corpo de Bombeiros e de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação das informações declaradas e entrega de documentos para admissão, também de caráter eliminatório e classificatório.
Teste de Aptidão Física (TAF) – 2ª Etapa
O TAF será ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. A condição para a participação no Teste será a apresentação de um Laudo Médico dizendo que está apto para a realização de atividade física. Sem o referido laudo, a pessoa inscrita não realizará o TAF e, consequentemente, será eliminada do processo seletivo.
Os laudos médicos deverão estar assinados e com identificação do Médico responsável, sendo aceitos os emitidos nos últimos 30 dias, considerando a data provável da realização do Teste de Aptidão Física.
O Teste de Aptidão Física (TAF) será composto de:
- Resgate Vítima Consciente, sem condições de locomoção
- Circuito de Aquatlon
O TAF terá valor máximo final de 10 pontos e considerar-se-á apto o candidato que atingir média igual ou superior a 7. No decorrer dos testes, será eliminado o candidato que obtiver pontuação inferior a 5,0 em qualquer etapa que compõe o TAF.
Comprovação de informações e documentos – 3ª Etapa
A terceira etapa consiste na comprovação das informações declaradas e apresentação dos documentos para admissão. Esta etapa tem caráter eliminatório e dela participarão somente os candidatos aprovados no TAF.
Prazo de validade e contratação
Este processo seletivo simplificado, em caráter de urgência, terá validade de 12 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, a critério do Município. Os aprovados no processo seletivo, quando contratados, estarão submetidos às normas e condutas estabelecidas na Lei Municipal nº 7.534/2008 e suas atualizações, bem como em legislação correlata aplicável.
Observações
Os candidatos deverão estar atentos às seguintes observações:
- No dia do TAF, o candidato deverá comparecer trajando short, camiseta, sunga de praia (para homens), maiô (para mulheres), tênis, munido de carteira de identidade, CPF e laudo médico;
- O candidato que for assinar contrato de prestação de serviço por tempo determinado com o Município fica ciente de que deverão ser observadas as vedações contidas nos incisos XVI, XVII e §10 do Art. 37 da Constituição Federal de 1988 e demais dispositivos legais acerca de acúmulo de cargos públicos;
- A aprovação no processo seletivo não assegura ao candidato a sua contratação, mas apenas a expectativa de ser convocado seguindo rigorosa ordem de classificação.
Resumo
| Status | Inscrições abertas |
|---|---|
| Órgão Organizador | Prefeitura Municipal de Vitória/ES – SEGES |
| Cargo | Guarda-Vidas |
| Nível de Escolaridade | Fundamental Completo |
| Vagas | 33 + Cadastro de Reserva |
| Remuneração | R$ 1.889,32 |
| Carga Horária | 200 horas mensais (regime de escala) |
| Inscrições | 22/10/2025 a 31/10/2025 |
| Taxa de Inscrição | Gratuita |
| Data do TAF | A definir |
| Edital | Edital nº 025/2025 |
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